CEDUC Virgilio Resi faz parceria com ex. aprendiz

Marina Cunha ex. aprendiz do CEDUC, hoje graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), e coautora junto com a psicóloga Yulianny Rodrigues no projeto Orientação Profissional Social (POP Social).

Hoje Marina desenvolve junto ao CEDUC Virgilio Resi, um trabalho voluntário oferecendo aos jovens aprendizes orientação profissional, contribuindo para uma escolha profissional consciente, fator importante para a realização pessoal.O trabalho aborda temas como: definição e construção de projetos de vida, sentido de trabalho e descoberta de aptidões e habilidades.

O CEDUC acredita que o trabalho é fundamental para o jovem tomar consciência de si e do seu potencial e que não é a pessoa sozinha, refletindo sobre si mesma, que a faz se conhecer. A pessoa, o jovem se conhece quando, na ação, e na relação com os outros, começa a refletir sobre o seu próprio agir.

Este é o grande desafio. É dar à pessoa, ao jovem a possibilidade de poder se conhecer e poder refletir sobre si próprio, e assim caminhar na construção da sua identidade como adulto.

Educar uma pessoa para a consciência de si, a um juízo de si e a um juízo da realidade possibilita que ela se lance na realidade como protagonista da própria vida e como transformadora da realidade.

Com esta proposta de educação é possível ajudá-la verdadeiramente, porque ela leva esse conhecimento consigo para onde for durante toda a sua vida.