Espaços públicos oferecem novas possibilidades aos Jovens Aprendizes

O ano já começou trazendo novidades aos Jovens Aprendizes do CEDUC Virgilio Resi. As aulas e oficinas da primeira semana de janeiro aconteceram na Biblioteca pública Infantil e Juvenil no Centro de Referência da Juventude – CRJ e no Museu de Artes e Ofícios – MAO, localizados em Belo Horizonte. Estas visitas têm como objetivo ampliar o horizonte de conhecimento e oferecer novas possibilidades aos jovens.

No dia do Educar Trabalhando os aprendizes visitaram o MAO e no dia de oficina a visita aconteceu no CRJ. Durante a visita no Museu os jovens assistiram ao vídeo sobre a história e construção do MAO e conheceram peças e ferramentas históricas utilizadas para a realização dos trabalhos de antigamente.

A aprendiz Tamara Flávia disse que já tinha visitado outros espaços de exposição, mas a estrutura do MAO e a forma como as peças são distribuídas chamou sua atenção. “Gostei muito, principalmente do espaço, que antigamente funcionava como uma estação de trem e hoje foi adaptada para um museu conservando a estrutura e história do lugar. Essas visitas externas são muito importantes, pois, estudar sobre o assunto no próprio local nos faz aprender ainda mais do que se o assunto fosse tratado em sala de aula. A visita torna o aprendizado uma experiência mais atrativa e interessante”, completou Tamara.

No CRJ foram trabalhados os temas Postura Profissional e Sarau Didático. Esses momentos possibilitaram aos aprendizes conhecer o espaço criado especialmente para a juventude, com acesso à biblioteca, cadastrar carteirinha para locação de livros e conhecer mais sobre poesia, visto que durante o Sarau, eles tiveram espaço para ler, diante dos colegas, as poesias que mais gostaram.

O jovem Michael Douglas,16, gostou muito de conhecer a biblioteca e disse que pretende frequentar o local. “Na biblioteca tivemos acesso a vários livros interessantes. Durante a visita tivemos um tempo para folhear os livros e fazer carteirinha para levá-los para casa. Em seguida fomos para o auditório, onde aconteceu um Sarau, foi um momento muito agradável e de grande aprendizado” concluiu Michael.