Semana da Diversidade

Termina hoje a Semana da Diversidade, um evento organizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG), em parceria com o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente de Minas Gerais (Fectipa-MG). O evento, que começou no dia 04/07, é destinado aos jovens aprendizes e participantes do Fectipa, e tem como objetivo promover uma reflexão sobre a inclusão e respeito às diferenças.

São realizados debates com temas diversidade Social, de Gênero, Raça, Cultura e Religião. “A ideia é abordar a diversidade em seus diferentes graus. Esperamos contribuir para uma sociedade mais consciente das diversidades existentes em nosso cotidiano”, afirma a coordenadora do Fectipa, Elvira Cosendey.

As atividades acontecem das 9h às 17h, no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, no centro de Belo Horizonte.

Os Jovens Aprendizes do CEDUC Virgilio Resi participaram da palestra sobre Diversidade Social ministrada pelo psicólogo Alex Silva que falou sobre a origem do preconceito e da discriminação das diferenças, atitudes construídas historicamente através de interesses sociais e culturais. De acordo com a educadora Camila Canielo a palestra contribuiu para que os jovens fizessem um trabalho de reconhecimento, conhecendo sua origem e o valor que isso representa para a identidade de cada um. “Entendo que o objetivo da palestra foi fazer com que os jovens entendam o seu lugar no mundo e a partir daí seja capaz de romper os limites sociais, não deixando que convenções socioculturais definam quem são”, completa Camila.