VIDA QUE SEGUE

Em setembro os jovens participantes do projeto “Sintonizados com o Futuro”, financiado pelo INDEC e por intermédio do Sr. Francisco Roberto Rocha de Carvalho, do BDMG Cultural, assistiram e debateram, no Palácio da Artes, o curta metragem “Abdução” em companhia do seu diretor, Marcelo Lin.

Os jovens sentiram-se muito representados com a história desse documentário que trata sobre as realidades das periferias. Tiveram a oportunidade de discutir sobre o filme com o diretor e apresentaram muitos relatos das dificuldades enfrentadas na periferia, no dia a dia deles, como a violência e o preconceito. Um jovem relatou que na comunidade existe uma diferença entre viver e sobreviver. Durante a discussão era visível que cada jovem contava sua experiência de vida e se sentia sensibilizado por ter um espaço onde podiam comunicar sua vida e seus sentimentos.

O evento propiciou a eles a oportunidade de ocupar um dos espaços culturais mais importantes do estado de Minas Gerais, o Palácio das Artes. Criou-se ali uma oportunidade de alterar a percepção deles sobre suas comunidades e trouxe à luz a verdadeira face das favelas: um lugar de potência, criatividade, espiritualidade, arte e empreendedorismo.

O contato deles com o diretor Marcelo Lin, um homem negro e residente no Aglomerado da Serra, despertou na maioria dos jovens presentes um sentimento de orgulho por quem são, pelo que podem vir a ser e pelo local de onde vieram; além de ser dado a eles a perspectiva de que seus sonhos podem se realizar.