Publicado originalmente pela Fundação Banco do Brasil, em 28 de junho de 2024.
A metodologia ISONOMA, desenvolvida pelo CEDUC Virgilio Resi, foi reconhecida pela 2ª vez com a certificação na 12ª edição do Prêmio Transforma, promovido pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. O projeto, que se destaca pela promoção de trabalho e renda por meio de tecnologia social, recebeu um prêmio no valor de R$ 50 mil e teve participação de destaque na Semana Nacional de Tecnologia Social, realizada de 18 a 21 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
O evento reuniu especialistas para discutir temas relevantes para a sociedade, com o objetivo de contribuir para a (re)construção de uma estratégia nacional de desenvolvimento social. Na ocasião, a diretora do CEDUCVR, Elenice Matos, e a coordenadora do projeto de Economia Solidária ECOSOL, professora Soraya Pongelupe, apresentaram como a metodologia ISONOMA tem sido reaplicada desde 2018 em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da PUC Minas.
A ISONOMA, intitulada “Práticas de Cooperativismo e Desenvolvimento Humano”, consiste em um conjunto de ações interligadas que visam promover o desenvolvimento inclusivo e sustentável de micro e pequenos empreendedores de baixa renda. Focada em comunidades tradicionais e periféricas, a tecnologia social apoia atividades como artesanato, agricultura familiar, ecoturismo de base comunitária, reciclagem e culinária, sempre de forma participativa e colaborativa.
Clique aqui, e saiba mais sobre a ISONOMA.