A ARTE DE ENSINAR E APRENDER Uma entrevista com a psicóloga Izabela Lara Amaral Santos

Izabela é um verdadeiro coração acolhedor! Graduada em Psicologia pela PUC Minas e especialista em Saúde Mental, Atenção Psicossocial e Gestão Estratégica de Pessoas, ela é a nossa Supervisora de Recrutamento e Seleção no CEDUCVR. Em nossa jornada de “Ser uma companhia para a pessoa em seu encontro com o mundo do trabalho”, Izabela desempenha um papel fundamental. Com seu carinho e dedicação, ela nos ajuda a garantir que jovens e adolescentes sejam inseridos de forma afetuosa e segura neste ambiente profissional. Confira Nossa Entrevista!

“Fazer parte do time CEDUCVR é uma experiência única para meu crescimento profissional e, principalmente, pessoal. Aprendo diariamente com as conversas com os jovens e as trocas de experiências nas reuniões de equipe. Posso dizer que o CEDUC Virgílio Resi também me transformou!”

Isabela Amaral.

CEDUCVR –  Izabela, por que trabalhar no CEDUCVR?

IZABELA – Quando comecei o curso de psicologia, em 2014, aos 18 anos, tinha um desejo Intrínseco em ajudar pessoas e atuar de forma direta na sociedade. Posso dizer que encontrei no CEDUC Virgílio Resi a oportunidade de realizar meu sonho.

CEDUCVR – Como é seu trabalho na instituição? 

IZABELA – Supervisiono jovens aprendizes que realizam a prática do trabalho na própria instituição, jovens que são de Acolhimento Institucional e de Alta Vulnerabilidade. Em um primeiro momento, fiquei insegura e apreensiva em relação às situações com as quais poderia me deparar, mas quando me aproximei dos jovens e os conheci em sua essência, soube que aquele era o caminho para a realização do desejo que me motivou a entrar no curso de psicologia. Hoje, tenho a possibilidade de ser companhia na vida, no enfrentamento, na superação de dificuldades e desafios que perpassam a vivência dos jovens ali presentes.

CEDUCVR – Nossa metodologia consiste em orientar e ser companhia para a pessoa no seu encontro com o mundo do trabalho. Buscamos oportunizar e dialogar com essas vidas. O que você vê de especial na ação que desenvolve?

IZABELA – Além das atividades técnicas desenvolvidas, tenho a liberdade de levar os jovens a conhecerem diferentes exposições de artes pela cidade, conscientizando-os sobre a importância de se frequentar e desfrutar dos espaços públicos e gratuitos que existem e que são nossos por direito. Essas atividades colocam os jovens em contato com outras realidades e expande o acesso deles à arte, à cultura e aos espaços públicos. Outro método lúdico de interação com os jovens que gosto são as apresentações de filmes com o intuito de promover discussões ricas que tocam nas particularidades e nas vivências de cada jovem. Acredito que essa imersão na cultura, o acolhimento dado a eles, o contato com ambientes que exigem responsabilidades, respeito e criatividade, faz a diferença na transformação observada nos jovens.

CEDUCVR – Você pode nos dar um exemplo da transformação que você testemunha?

IZABELA – Acompanho diariamente cada aprendiz, percebo o quanto dar feedbacks, com intuito de exaltar qualidades, sem mascarar dificuldades, reforçam a importância que esse método representa na vida daqueles meninos, a quem falta acolhimento e o olhar afetuoso de pessoas em sua volta. A forma como me retribuem é o que mais me fascina, são muitas trocas de olhares e gestos carinhosos, algo que não se pode comparar a nenhum bem material. Nunca vou me esquecer das palavras de um de nossos jovens em situação de acolhimento institucional: “O CEDUCVR mudou meu pensamento e me deu outro pensamento positivo de que a vida nunca é fácil, me fez ver o mundo de outra forma e que, quando a pessoa quer, é possível chegar longe. Hoje em dia sou muito grato pelos meus apoiadores que me deram a oportunidade de ter conhecido o Programa Jovem Aprendiz. Só tenho a agradecer”.

EXPEDIENTE: Entrevista realizada por Maria Bernadete da Silva Roque de Faria (Assessora de Projetos do CEDUCVR), terapeuta Ocupacional especializada em educação, pobreza e desigualdades sociais pela FAE-UFMG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Davi Dorneles Cardoso

Psicólogo do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional – DHO

Davi Dorneles foi aprendiz do programa de aprendizagem do CEDUCVR. É graduado em Psicologia pela PUC Minas. Possui experiência em recrutamento e seleção de pessoal.

Atualmente, é responsável pelo setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), onde coordena a jornada de experiência tanto dos aprendizes quanto das empresas parceiras. Sua missão é proporcionar uma experiência de desenvolvimento profissional positiva para os aprendizes, por meio de ações de gestão de desempenho, orientação de carreira e engajamento no trabalho.

Maria Bernadete da Silva

Analista de Projetos

Bernadete é graduada em Terapia Ocupacional, com pós-graduação em Saúde Mental e especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Com 25 anos de experiência na área de Saúde Mental, dos quais 18 foram dedicados ao ensino, Bernadete atuou supervisionando a prática clínica de acadêmicos e ministrando aulas teóricas. Além disso, é educadora em cursos profissionalizantes voltados para a população periférica em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2010, ocupa o cargo de Analista de Projetos no CEDUCVR, onde suas principais responsabilidades incluem o planejamento de ações, campanhas e programas de voluntariado, além de mapear e fomentar iniciativas sociais e educativas voltadas ao mundo do trabalho.

VALÉRIA DURÃES LOCKMANN

Coordenadora de Atendimento

Valéria é graduada em Pedagogia, com especialização em Novas Tecnologias de Educação e Treinamento, além de extensões em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza em áreas urbanas, Gestão Estratégica do Terceiro Setor e Gestão de Projetos Sociais pela AVSI. Ela também possui formação no método “Educar é um risco” de Luigi Giussani, voltado para educadores.

Com 17 anos de experiência em instituições do Terceiro Setor e em programas sociais, Valéria tem expertise em gestão e monitoramento de projetos voltados à geração de trabalho e renda, formação de equipes técnicas e coordenação pedagógica de cursos de formação profissional. Além disso, possui vasta experiência na articulação e desenvolvimento de parcerias com empresas, instituições de ensino, poder público e comunidades locais.

Desde 2017, é responsável pelo relacionamento institucional e comercial com os parceiros do CEDUCVR, desempenhando um papel estratégico na consolidação dessas parcerias e fortalecendo a presença da instituição. Seu propósito é manter relações de confiança com os clientes, atendendo suas expectativas com ética, transparência e alta performance. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de atendimento no CEDUCVR.

Cláudia Lina Pedras

Gerente Administrativo/financeiro

Cláudia é graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, com vasta experiência em gestão de contratos, assegurando o cumprimento dos objetivos pactuados, alcance de metas e resultados previstos. Ela também possui expertise na elaboração de relatórios para entidades sem fins lucrativos, relacionamento com parceiros e fornecedores, além de pesquisa e desenvolvimento de material didático. Cláudia atuou como educadora em cursos livres de Vendas e Relacionamento com Clientes.

Atualmente, é Gerente Administrativo-Financeiro do CEDUCVR, sendo responsável pela estruturação e organização das áreas administrativa, financeira e jurídica da instituição.

JANICE FERNANDES LUNA

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Janice é formada em Psicologia pela UFMG, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Uniles/MG e em Mundo 4.0 e Soft Skills pela USP. Durante sua formação, estagiou na escola profissionalizante “Aslam – Associazione Scuole Lavoro Alto Milanese”, na Itália. Possui vasta experiência na gestão e desenvolvimento de projetos sociais.

Atuou como Assistente de Projetos Sociais no Incremento do Acesso aos Serviços Sociais e Ocupacionais em Reassentamentos de Baixa Renda, assessorando microempreendedores e grupos produtivos, além de supervisionar cursos de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Com mais de 20 anos de experiência em Educação Profissional, desde 2005 Janice é Coordenadora Pedagógica no CEDUCVR, sendo responsável por todas as ações pedagógicas da instituição. Sua atuação na coordenação da Educação Profissional e Tecnológica é marcada pelo uso de práticas pedagógicas inovadoras e ativas, com o apoio de recursos digitais modernos.

ELENICE DE OLIVEIRA MATOS

CEO

Elenice é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Com uma trajetória de 20 anos, Elenice tem ampla experiência na coordenação e liderança de equipes multidisciplinares e na gestão de projetos sociais voltados para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento comunitário.

Atualmente, é CEO do CEDUCVR, sendo responsável por acompanhar e mapear a legislação, regulamentações e práticas relacionadas à educação para o trabalho.

Júlia Maria da Silva

Gerente Executiva

Júlia cursou Técnico em Mecânica no CEFET e é licenciada em Disciplinas Especializadas, com especialização em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza Urbana. Ela realizou estágio na escola profissionalizante “In Presa”, na região de Brianza, Itália, e participou de um intercâmbio metodológico de boas práticas em promoção e inclusão social de jovens em Lodi, Itália, de 2009 a 2011.

Júlia atuou como professora nas escolas POLIMIG e UTRAMIG e tem experiência em educação corporativa, tendo sido Analista de Treinamento na USIMINAS Mecânica. Além disso, foi Supervisora de Cursos Técnicos e Coordenadora de SIE-E na Escola da ASSEDIPA/Ipatinga, Técnica em Recursos Humanos na Cia Vale do Rio Doce, e Coordenadora do Setor de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Atualmente, Júlia é Gerente Executiva do CEDUCVR, sendo responsável pela coordenação da execução dos processos institucionais e pela definição de estratégias de treinamento e desenvolvimento da equipe de profissionais da instituição.

autorização de uso de imagem

Você autoriza o uso dessas informações (fotos e texto) para livre uso do CEDUC/VR, a título gratuito, abrangendo o uso do material acima mencionado em todo o território nacional, das seguintes formas: (I) home page; (II) mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, panfletos, livros, relatórios, etc.); (III) mídia eletrônica (vídeo-tapes, televisão, cinema, redes sociais, entre outros), sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à sua imagem ou a qualquer outro.