CEDUC Virgilio Resi participa junto ao FECTIPA-MG das articulações com o ECAD Direitos Autorais

Ao longo das edições do FESTIVAL DE TALENTOS AMADOR DO FECTIPA-MG, o relacionamento com o ECAD é uma importante pauta para realização do evento que no ano passado (2017) sediou sua 3ª edição no SESC Palladium em Belo Horizonte (MG).

As apresentações artísticas realizadas pelos jovens aprendizes, são executadas após o crivo de Diretos Autorais administrados pelo ECAD, que por sua vez realiza as cobranças de utilização das músicas conforme lei de autoria e reprodução do produto artístico.

No ano Passado o CEDUC Virgilio Resi esteve representado no Festival com as Aprendizes Luana Quirino e Amanda Abel, com apresentação de uma música de autoria das próprias jovens, que compuseram e cederam a arte representando a instituição para participarem do evento. Em outras edições o CEDUC Virgilio Resi também esteve representado, no entanto, arcando com as devidas custas dos direitos ao ECAD, assim como demais instituições envolvidas na realização do festival.

Após a última edição, foi composta uma comissão organizadora para tratar sobre os processos de preparação da atividade; bem como, as implicações burocráticas com o ECAD. Assim, vieram sendo realizadas tentativas de contato com a diretoria estadual do órgão, para reuniões em que pudéssemos expor quais as finalidades e importância do evento para o público da aprendizagem; que além de proporcionar formações e vivências pela via da cultura, também elucidava o caráter educativo do acontecimento. E que se tratando dessa realidade, a isenção dos valores para as reproduções poderia ser um pleito possível.

No dia 13 de março em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais, realizamos um encontro com os diretores do ECAD, para versarmos sobre a proposta do Festival e solicitarmos parceria na execução do evento em seu formato educativo.

Concluímos a reunião com resultados positivos para os jovens artistas da aprendizagem, com o apoio do órgão para realização do evento sem cobranças dada a sua finalidade. Será emitido um ofício do ECAD formalizando a decisão, para que seja utilizado nos espaços solicitados a sediarem o evento, que em setembro de 2018 irá comemorar com mais essa conquista a sua 4ª edição.