Educação ao Trabalho

  Publicado originalmente na Revista Passos N.67, novembro de 2005.    

Por Cristina Soffiantini

“A partir da experiência da Avsi e da CDM surgiu a necessidade de um Centro de formação ao trabalho para os jovens da periferia. Uma experiência de amizade e amor ao destino dos homens, que ajuda na realização da pessoa e gera frutos para a sociedade”.

Inaugurado no dia 11 de outubro de 2005, o Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi iniciou suas atividades em Belo Horizonte no dia 16 de agosto deste ano. O Centro atende hoje a 50 jovens com idade entre 17 e 20 anos, a maioria estudantes do ensino médio, desejosos por aprender uma profissão.

As oportunidades oferecidas no campo da formação profissional concentram-se nas áreas de alimentação e jardinagem, acrescidos de conteúdos de formação humana, informática, educação artística e física, expressão musical, português e matemática. O trabalho do Centro Virgilio Resi acumula toda a riqueza de anos de experiência no campo da formação profissional desenvolvidos pela Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (Avsi) e pela Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM).

A inauguração foi na passagem de três anos de falecimento de padre Virgilio, que era o responsável nacional do Movimento Comunhão e Libertação, e contou com a presença de alguns de seus familiares e amigos. Na Itália eles fundaram a Associação Virgilio Resi e, assim, ajudaram financeiramente na construção deste Centro.

Proposta educativa

Desde o seu início foi colocado um desafio no trabalho do Centro: para os educadores, a tarefa de arriscar o seu próprio eu em uma proposta educativa cotidiana e, para os jovens, o risco da liberdade em aderir ou em recusar esta proposta. Na experiência que vivemos com padre Virgilio, três coisas nos ajudam a enfrentar este desafio:

* A consciência de saber que Cristo é a realidade e, por isso, não existe nenhum aspecto do real que não tenha sentido ou que seja inútil;

* A consciência de que a vida é um caminho de razão e de afeição e, neste sentido, usar a razão arrasta o sentimento e faz nascer ali uma afeição cheia de ternura e de atenção;

* A experiência é o ponto de partida para o conhecimento da realidade e a primeira evidência da experiência é que não nascemos sozinhos.

CLIQUE AQUI É LEIA A MATÉRIA NA ÍNTEGRA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima

Davi Dorneles Cardoso

Psicólogo do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional – DHO

Davi Dorneles foi aprendiz do programa de aprendizagem do CEDUCVR. É graduado em Psicologia pela PUC Minas. Possui experiência em recrutamento e seleção de pessoal.

Atualmente, é responsável pelo setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), onde coordena a jornada de experiência tanto dos aprendizes quanto das empresas parceiras. Sua missão é proporcionar uma experiência de desenvolvimento profissional positiva para os aprendizes, por meio de ações de gestão de desempenho, orientação de carreira e engajamento no trabalho.

Maria Bernadete da Silva

Analista de Projetos

Bernadete é graduada em Terapia Ocupacional, com pós-graduação em Saúde Mental e especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Com 25 anos de experiência na área de Saúde Mental, dos quais 18 foram dedicados ao ensino, Bernadete atuou supervisionando a prática clínica de acadêmicos e ministrando aulas teóricas. Além disso, é educadora em cursos profissionalizantes voltados para a população periférica em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2010, ocupa o cargo de Analista de Projetos no CEDUCVR, onde suas principais responsabilidades incluem o planejamento de ações, campanhas e programas de voluntariado, além de mapear e fomentar iniciativas sociais e educativas voltadas ao mundo do trabalho.

VALÉRIA DURÃES LOCKMANN

Coordenadora de Atendimento

Valéria é graduada em Pedagogia, com especialização em Novas Tecnologias de Educação e Treinamento, além de extensões em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza em áreas urbanas, Gestão Estratégica do Terceiro Setor e Gestão de Projetos Sociais pela AVSI. Ela também possui formação no método “Educar é um risco” de Luigi Giussani, voltado para educadores.

Com 17 anos de experiência em instituições do Terceiro Setor e em programas sociais, Valéria tem expertise em gestão e monitoramento de projetos voltados à geração de trabalho e renda, formação de equipes técnicas e coordenação pedagógica de cursos de formação profissional. Além disso, possui vasta experiência na articulação e desenvolvimento de parcerias com empresas, instituições de ensino, poder público e comunidades locais.

Desde 2017, é responsável pelo relacionamento institucional e comercial com os parceiros do CEDUCVR, desempenhando um papel estratégico na consolidação dessas parcerias e fortalecendo a presença da instituição. Seu propósito é manter relações de confiança com os clientes, atendendo suas expectativas com ética, transparência e alta performance. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de atendimento no CEDUCVR.

Cláudia Lina Pedras

Gerente Administrativo/financeiro

Cláudia é graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, com vasta experiência em gestão de contratos, assegurando o cumprimento dos objetivos pactuados, alcance de metas e resultados previstos. Ela também possui expertise na elaboração de relatórios para entidades sem fins lucrativos, relacionamento com parceiros e fornecedores, além de pesquisa e desenvolvimento de material didático. Cláudia atuou como educadora em cursos livres de Vendas e Relacionamento com Clientes.

Atualmente, é Gerente Administrativo-Financeiro do CEDUCVR, sendo responsável pela estruturação e organização das áreas administrativa, financeira e jurídica da instituição.

JANICE FERNANDES LUNA

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Janice é formada em Psicologia pela UFMG, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Uniles/MG e em Mundo 4.0 e Soft Skills pela USP. Durante sua formação, estagiou na escola profissionalizante “Aslam – Associazione Scuole Lavoro Alto Milanese”, na Itália. Possui vasta experiência na gestão e desenvolvimento de projetos sociais.

Atuou como Assistente de Projetos Sociais no Incremento do Acesso aos Serviços Sociais e Ocupacionais em Reassentamentos de Baixa Renda, assessorando microempreendedores e grupos produtivos, além de supervisionar cursos de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Com mais de 20 anos de experiência em Educação Profissional, desde 2005 Janice é Coordenadora Pedagógica no CEDUCVR, sendo responsável por todas as ações pedagógicas da instituição. Sua atuação na coordenação da Educação Profissional e Tecnológica é marcada pelo uso de práticas pedagógicas inovadoras e ativas, com o apoio de recursos digitais modernos.

ELENICE DE OLIVEIRA MATOS

CEO

Elenice é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Com uma trajetória de 20 anos, Elenice tem ampla experiência na coordenação e liderança de equipes multidisciplinares e na gestão de projetos sociais voltados para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento comunitário.

Atualmente, é CEO do CEDUCVR, sendo responsável por acompanhar e mapear a legislação, regulamentações e práticas relacionadas à educação para o trabalho.

Júlia Maria da Silva

Gerente Executiva

Júlia cursou Técnico em Mecânica no CEFET e é licenciada em Disciplinas Especializadas, com especialização em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza Urbana. Ela realizou estágio na escola profissionalizante “In Presa”, na região de Brianza, Itália, e participou de um intercâmbio metodológico de boas práticas em promoção e inclusão social de jovens em Lodi, Itália, de 2009 a 2011.

Júlia atuou como professora nas escolas POLIMIG e UTRAMIG e tem experiência em educação corporativa, tendo sido Analista de Treinamento na USIMINAS Mecânica. Além disso, foi Supervisora de Cursos Técnicos e Coordenadora de SIE-E na Escola da ASSEDIPA/Ipatinga, Técnica em Recursos Humanos na Cia Vale do Rio Doce, e Coordenadora do Setor de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Atualmente, Júlia é Gerente Executiva do CEDUCVR, sendo responsável pela coordenação da execução dos processos institucionais e pela definição de estratégias de treinamento e desenvolvimento da equipe de profissionais da instituição.

autorização de uso de imagem

Você autoriza o uso dessas informações (fotos e texto) para livre uso do CEDUC/VR, a título gratuito, abrangendo o uso do material acima mencionado em todo o território nacional, das seguintes formas: (I) home page; (II) mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, panfletos, livros, relatórios, etc.); (III) mídia eletrônica (vídeo-tapes, televisão, cinema, redes sociais, entre outros), sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à sua imagem ou a qualquer outro.