Foto: Omar Freire – Imprensa/MG.
Publicado originalmente pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp/MG), em outubro de 2015.
Por Paula Roberta.
O retorno ao convívio social com uma atitude positiva é o maior desafio para quem cumpre pena de privação de liberdade. Consciente disso, o Instituto Minas Pela Paz, em parceria com a Associação Voluntários Para o Serviço Internacional (AVSI Brasil) e o Centro de Educação Para o Trabalho Virgílio Resi (CEDUCVR), criou um curso de formação humana e de empreendedorismo para mulheres em situação de privação de liberdade do Complexo Penitenciário Estevão Pinto, de Belo Horizonte, que estão prestes a ganhar a liberdade.
A primeira turma, de 17 mulheres, recebeu o certificado da formação de 60 horas/aula na última sexta-feira, 23.10. Mais duas turmas já estão em sala de aula. O foco da capacitação é fornecer base cidadã para que elas ingressem no mercado de trabalho.
A iniciativa foi contemplada em seleção de projetos da Vara de Execuções Penais (VEP) de Belo Horizonte, que lançou edital convocatório para instituições interessadas em executar projetos de ressocialização no meio prisional com recursos do Fundo Judiciário.