Publicado originalmente pela Fundação Banco do Brasil, no ano de 2021.
A metodologia “Educar Trabalhando”, desenvolvida pelo Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi (CEDUCVR), foi certificada pela Fundação Banco do Brasil como uma tecnologia social na categoria Educação para o Futuro, voltada para a educação socioprofissional de jovens e adolescentes.
O reconhecimento foi concedido em 2021, durante a 9ª Edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, que também incluiu o Desafio para Reaplicação de Tecnologias Sociais. A premiação tem como objetivo identificar e certificar iniciativas de impacto social em áreas como alimentação, educação, energia, renda, habitação, meio ambiente, recursos hídricos e saúde.
A metodologia “Educar Trabalhando” é parte do Programa de Aprendizagem e tem como foco preparar jovens para atuarem como aprendizes em empresas. O método proporciona uma formação técnico-profissional em um ambiente empresarial simulado, com ensino personalizado para atender às necessidades de cada jovem.
A proposta coloca o aprendiz no centro do processo educacional, valorizando a experiência prática, proatividade, criatividade e interdisciplinaridade. Além disso, a metodologia promove o uso de ferramentas tecnológicas e ambientes de estudo inovadores, enquanto o educador atua como mediador, direcionando os jovens para uma aprendizagem conectada à realidade do mundo do trabalho.
Clique aqui e confira!