CEDUCVR sonho que transforma Vidas
O CEDUC Virgilio Resi nasceu para enfrentar um dos maiores desafios do Brasil: a desocupação juvenil. Esta iniciativa é mais que um projeto; é o sonho vivido por Júlia Maria da Silva e Elenice de Oliveira Matos, cujo desejo era o de ser companhia para os jovens em seu encontro com o mundo do trabalho. Com paixão e dedicação, criaram uma instituição que se tornou um verdadeiro farol de educação para o trabalho, transformando vidas e abrindo portas para um futuro promissor. Venha conhecer a história de transformação e fazer parte dessa jornada de sucesso!
PRIMEIROS PASSOS: EDUCAR TRABALHANDO
Os primeiros passos da instituição foram dados na década de 1990, no setor de educação profissional da CDM, onde Júlia e Elenice atuavam como colaboradoras dedicadas. Foi nesse ambiente que nasceu o inovador projeto “Educar Trabalhando”, financiado pela União Europeia. Com o objetivo de oferecer aos jovens a oportunidade de recuperar os estudos por meio do Supletivo, oferecer Formação Profissional e abrir as portas para as primeiras oportunidades de emprego. Cada conquista foi um passo em direção a um futuro brilhante para inúmeros jovens.
Referência em Profissionalização
Nos anos 2000, o projeto “Educar Trabalhando” ganhou destaque e se tornou uma referência em educação profissionalizante em Minas Gerais. O reconhecimento crescente dos setores público e privado, combinado com a necessidade de promover uma relação saudável com o trabalho – que transcendesse a visão culturalmente enraizada de sacrifício, dor e sobrevivência – impulsionou a criação do CEDUCVR. Assim, nasceu uma instituição comprometida em transformar o trabalho em esperança e os sonhos das pessoas em realidade, oferecendo não apenas formação profissional, mas também uma nova perspectiva sobre o valor e o significado do trabalho.
NOSSO COMPROMISSO
Assim, em 6 de julho de 2005, data de nascimento do Padre Virgilio Resi, foi formalizada a criação do Centro de Educação para o Trabalho Virgilio Resi, em homenagem ao homem cuja vida e obra inspiraram nossa missão. O CEDUCVR ganhou vida graças às generosas doações de famílias italianas, à Associação Don Virgílio e aos recursos provenientes de projetos focados na geração de trabalho e renda, coordenados pela AVSI Brasil/CDM. Cada contribuição fortaleceu nossa capacidade de transformar vidas, guiados pelo legado inspirador por Virgilio Resi.
Referência em Profissionalização
Mais do que a história individual de suas fundadoras, o CEDUCVR é hoje um espaço de construção coletiva, onde criamos condições para que cada pessoa assistida por nossos programas e projetos possa evoluir à sua maneira. Existimos porque acreditamos no potencial de cada indivíduo e estamos comprometidos com seu crescimento e desenvolvimento humano. Praticamos a escuta ativa, respeitamos sua liberdade e valorizamos seu tempo de maturação. Aqui, cada passo é dado com apoio e respeito, promovendo um ambiente onde todos possam alcançar seus sonhos e transformar suas vidas. Venha fazer parte dessa jornada de empoderamento e esperança!
O QUE NOS TRANSFORMOU
Acreditamos que o presente é o resultado marcante de todos os nossos esforços no passado. Por isso, celebramos cada conquista como uma vitória da solidariedade, do trabalho em rede e da educação socioprofissional. Cada avanço é a soma das contribuições de todos que fizeram e fazem parte da nossa história. Cada passo dado é um testemunho do poder da colaboração e do compromisso com a transformação social.
- 2005
- 2006
- 2007
- 2008
- 2009
- 2010
- 2011
- 2012
- 2013
- 2014
- 2015
- 2016
- 2017
- 2018
- 2019
- 2020
- 2021
- 2022
- Título da aba
2005
- Inauguração do Espaço Obras e Companhia – sede administrativa do CEDUCVR, da Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) e Associação Voluntários Serviço Internacional (AVSI/Brasil).
- Parceria CDM: execução projeto “Energia Jovem” – formação humana, profissional e empreendedora de jovens e implantação de Incubadoras Social Juvenil.
- Parceria Associazione CONDIVIDERE: capacitação de jovens em culinária e jardinagem com concessão de Bolsa de estudos. Implantação Laboratório de Informática.
2006
- Parceria CDM: cursos de formação profissional nas áreas administrativas e de atendimento a Clientes para jovens do projeto “Germinar”.
- Parceria AVSI: curso de qualificação profissional em corte e costura para mulheres atendidas no projeto “Árvore da Vida”.
2007
- Parceria Prefeitura Municipal de Contagem: capacitação de jovens nas áreas administrativas, comércio, Telemarketing, produção de cosméticos e material de limpeza.
- Parceria Prefeitura Municipal de Belo Horizonte: capacitação de jovens e adultos nas áreas administrativas, comércio, serviço a pessoa, gastronomia, construção civil.
- Parceria Embaixada da Itália: capacitação de jovens em informática e serviços administrativos.
- Prêmio Fundo Itaú Excelência Social na categoria Educação para o Trabalho.
2007
- Parceria Prefeitura Municipal de Contagem: capacitação de jovens nas áreas administrativas, comércio, Telemarketing, produção de cosméticos e material de limpeza.
- Parceria Prefeitura Municipal de Belo Horizonte: capacitação de jovens e adultos nas áreas administrativas, comércio, serviço a pessoa, gastronomia, construção civil.
- Parceria Embaixada da Itália: capacitação de jovens em informática e serviços administrativos.
- Prêmio Fundo Itaú Excelência Social na categoria Educação para o Trabalho.
2008
- Implantação do Programa Jovem Aprendiz: trabalho protegido, formação profissional e prática na empresa.
- Início parceria SEDESE: projeto “Reciclando Oportunidades para Criança” em 10 municípios do Norte/MG – retirado do trabalho infantil em lixões, capacitação catadores em cooperativismo, capacitação técnicos da Rede Socioassistencial para montagem de Planos Municipais de Redução do Trabalho Infantil.
- Início parceria BDMG/Cultural: capacitação de adolescentes em teatro com produção e exibição de peças teatrais.
2009
- Parceria SEDESE: projeto “FortaleSer”, reaplicação metodologia do projeto “Reciclando Oportunidades para Criança” em mais 09 municípios do Norte/MG.
- Parceria SEDESE/FAT: capacitação de jovens e adultos em cursos profissionalizantes nas áreas Administrativa, Comércio, Construção Civil, Higiene e Limpeza, Gastronomia, Telemarketing, Serviço à Pessoa.
2010
- Parceria Região Lombardia/Itália: intercâmbio pedagógico e readaptação da metodologia “Educar Trabalhando” na formação de jovens aprendizes.
2011
- Início parceria Fundação ABRINQ: projeto “Educar para Aprender”, formação de adolescentes aprendizes.
2012
- Início parceria União Europeia: projeto “Reciclando Oportunidade, Gerando Trabalho e Renda” em 17 municípios do Norte/MG – incubação de empreendimentos econômicos solidários liderados por mulheres artesãs.
- II Prêmio Fundo Itaú Excelência Social na categoria Educação para o Trabalho.
- Parceria CMDCA/FMDCA-BH: capacitar adolescentes para acessar Programas de Aprendizagem.
- Parceria BVSA (Bolsa de Valores Socialmente Ambiental): capacitar adolescentes aprendizes.
2013
- Início parceria Companhia das Obras Sociais Italiana: intercâmbio de experiência com obras italianas na capacitação de jovens.
- CEDUCVR assume Suplência na Comissão do Socioeducativo do CMDCA/BH.
2014
- Parceria CMDCA/FMCDA-BH: projeto “Oportunizando Cultura para Ampliar Horizontes”, promoção Festival de Música Jovens Talentos.
- Parceria Instituto Minas Pela Paz/TJMG: projeto “Novo Horizonte, Novas Oportunidades”, formação humana e planos de desenvolvimento de vida para mulheres detentas.
- Prêmio Banco Santander: entidade referência na Educação de adolescentes para o trabalho.
2015
- Concessão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
- Parceria CMDCA/FMDCA-BH: projeto “Adolescente, Cultura e Ação”, promoção atividades socioculturais para aprendizes.
- Programa Jovem Aprendiz na PUCMINAS: projeto extensão universitária.
- Inserção da Semana Cultural nos conteúdos pedagógicos da aprendizagem.
2016
- Parceria AVSI/TJMG: formação humana para detentos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).
- Parceria Instituto Renner: assessoria a mulheres artesãs em gestão produtiva, financeira e mercadológica.
- CEDUCVR assume presidência do CMDCA/BH
2017
- Parceria Systemanalysis Programmentwicklung (SAP): voluntariado internacional
- Parceria SEDESE: assessoria a mulheres artesãs em gestão produtiva, financeira e mercadológica.
- Lançamento da Campanha financiamento coletivo “Artes e Faces do Norte de Minas.
- Metodologia ISONOMA “Técnicas Cooperativas e Desenvolvimento Humano” certificada como Tecnologia Social pela FBB.
- Início de parceria com o Diário do Comércio
2018
- Parceria Região Trento/Itália: promoção do II Festival de Jovens Talentos e capacitação de aprendizes.
- Concessão do Selo BH Sem Racismo.
- Diploma de Honra concedido pela Câmara Municipal de Belo Horizonte.
2019
- Parceria INDEC/BDMG: capacitação de jovens em competências comunicativas.
- Parceria Brazil Foundation: colaboração montagem matéria didático para a plataforma on-line em construção.
- Parceria AVSI: formação humana para detentos nas APAC’s/MG.
- Promoção Intercâmbio cultural entre adolescentes italianos e brasileiros
2020
- Início parceria MPT: projeto Descubra, formação humana e tecnóloga de produção audiovisual para jovens egressos de medidas socioeducativas, acolhimento institucional e resgatados do trabalho infantil.
- Parceria UBER: promoção de atividades socioculturais e de acesso à cultura para jovens aprendizes.
- Parceria CEMIG: promoção Campanha Natal Solidário que alcança 09 Creches.
2021
- Realização exposição “ECA: Vozes que ecoam por Cidadania” produzida pelos aprendizes do projeto “Direitos em Foco”.
- Parceria MPT: projeto Defina-se”, pré-qualificação e ressocialização adolescentes egressos de medidas socioeducativas, acolhimento institucional, regatados do trabalho infantil.
- Metodologia “Educar Trabalhando” vencedora do 11º Prêmio de Tecnologia Social, Categoria Educação para o Futuro, pela Fundação BB.
- Realização Webinário Juventude, Trabalho e Cidadania apresentação impacto da aprendizagem na vida dos aprendizes.
- Realização Webinário Cultura e Cidadania com apresentação de performance culturais de jovens aprendizes,
- CEDUC/VR Digital: informatização da formação profissional dos aprendizes na plataforma on-line.
2022
- Parceria MPT: pré-qualificação e ressocialização de adolescentes egressos de medidas socioeducativas, acolhimento institucional, regatados do trabalho infantil.
- Parceria CMCDA/FMDCA-BH: oficinas e Workshop sobre autocuidado, formação técnica em produção de vídeos, promoção Semana do Autocuidado.
- Parceria CMDCA/MPT: capacitação de jovem em formação humana e empreendedora, qualificação profissional em eletricista e gastronomia.
PADRE VIRGILIO RESI
VOCÊ ESTÁ VIVO?
A resposta a essa pergunta exige de nós uma profunda reflexão, não apenas sobre quem somos ou o que queremos ser, mas sobre o que nos motiva e qual é nossa missão e propósito neste mundo. Essa reflexão é uma entre tantas outras feitas por Padre Virgilio às fundadoras de nossa instituição.
Um dos responsáveis pela difusão e implantação do Movimento Comunhão e Libertação no Brasil, Virgilio Resi foi um padre católico italiano, nascido em San Piero in Bagno (Província de Forli), na Itália, no dia 6 de julho de 1951. Ele chegou ao Brasil na década de 1980 e, aqui, dedicou sua vida a levar o amor de Cristo por onde passasse.
Em 2001, Pe. Virgilio travou uma batalha contra o câncer e teve como armas a solidariedade, a fé, a leveza, o desprendimento, o amor ao próximo e a clareza sobre o seu propósito. Virgilio veio a falecer em 12 de outubro de 2002, tendo sua vida e obra tocado e transformado muitas outras vidas, inspirando iniciativas como o CEDUCVR.
Para conhecer a história de Pe. Virgilio, baixe gratuitamente sua bibliografia: “Quer que eu fique, quer que eu vá… Tudo é para a glória de Cristo”, escrita por Durval Cordas e Marina Massimi, pela Editora Passos.
O que nos move
Ser companhia para a pessoa em seu encontro com o mundo do trabalho significa para nós assumir a missão e o compromisso de desenvolver nas pessoas uma relação saudável com o trabalho.
Uma relação que não se limite à experiência enraizada culturalmente ligada ao sacrifício, à dor e à necessidade de sobrevivência. Mas que o trabalho seja uma fonte de felicidade e prosperidade, que represente a oportunidade de autorrealização e de contribuição para a jornada do outro, de uma organização e da sociedade como um todo.
Por essa razão, buscamos construir junto aos nossos públicos
uma solução em educação que seja para a vida toda, pois o que
nos move é seguir transformando vidas.