NOSSA METODOLOGIA

 

A abordagem metodológica do CEDUC Virgilio Resi nasce da compreensão clara de que nosso trabalho na formação de adolescentes, jovens e adultos vai além da simples transmissão de conhecimentos e competências. Ele também forja identidades, promove o desenvolvimento pessoal, forma cidadãos proativos e comprometidos, e contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade. 

Nossas práticas são profundamente enraizadas em duas metodologias fundamentais: ISONOMAPráticas de Cooperativismo e Desenvolvimento Humano e EDUCAR TRABALHANDOImersão Socioprofissional para o Desenvolvimento de Soft Skills e Hard Skills. Ambas foram concebidas internamente e reconhecidas pela Fundação Banco do Brasil como tecnologias sociais autênticas e catalisadoras na formação socioprofissional e geração de emprego.

Não seguimos uma fórmula pronta que encapsule nossa pedagogia. Preferimos cultivar a essência de um método em constante evolução, moldado pela resposta contínua aos estímulos, às mudanças, aos desafios e às demandas do mundo, da realidade e das humanidades ao nosso redor. Acreditamos na flexibilidade e na adaptabilidade como chave para a educação significativa e transformadora. Descubra como essas abordagens inovadoras podem fazer a diferença.

SUA ORIGEM

A essência da metodologia socioeducativa utilizada no CEDUC Virgilio Resi tem como ponto de origem e de contínua retomada o método “Educar é um risco”, concebido pelo padre católico, fundador do movimento Comunhão e Libertação, educador e intelectual italiano Luigi Giussani. Essa abordagem valoriza a educação como um processo dinâmico e transformador, que desafia e inspira os indivíduos a descobrir e cultivar seu potencial máximo. É a partir desse fundamento que construímos nossa prática, buscando sempre fomentar a dignidade, a liberdade e a responsabilidade em cada pessoa que passa por nossos programas. Essa filosofia está presente em cada ação e cada conquista do CEDUC Virgilio Resi!

“O tema principal para nós é a educação: como nos educar, em que consiste e como se desenvolve uma educação que seja verdadeira, ou seja, correspondente ao humano. Educação, portanto, do humano, do original que está em nós, que em cada um se desdobra de forma diferente, ainda que, substancial e fundamentalmente, o coração seja sempre o mesmo”.

                                                                                            Luigi Giussani

 

SEU PROPÓSITO

 

Na prática, nossa metodologia refuta a ideia de que educar é simplesmente transmitir conhecimento ou regras de comportamento. Para nós, trata-se de um caminho no qual educador e educando são chamados a colocar tudo de si em jogo, respeitando absolutamente a liberdade pessoal. Nisso consiste o “risco”: amar o ser humano ao qual se educa, aceitando, com vigilância, o risco da sua liberdade.

Portanto, é um método em contínua evolução, contando com a colaboração de toda a equipe técnica: diretoria, gestores, supervisores, educadores, em constante diálogo com parceiros e educandos. O acolhimento e a cooperação vêm em primeiro lugar. Nossa metodologia visa formar cidadãos para a vida e para o trabalho livre e criativo, tornando-os protagonistas de suas próprias histórias – cidadãos críticos, capazes de gerenciar e transformar o meio em que vivem, atuando e interagindo consigo mesmos, com os outros e com o mundo ao seu redor.

Acreditamos que uma experiência, ao contrário de uma teoria ou técnica, só pode ser vivida quando se torna parte de si mesmo, e pode ser comunicada e partilhada com os outros. Com base nessa experiência, construímos hipóteses de trabalho que, verificadas no relacionamento com cada educando, vão dando forma à metodologia socioeducativa do CEDUC Virgilio Resi. Nosso método é vivo e evolutivo, moldado pela interação contínua e autêntica entre educadores e educandos.

Educar Trabalhando

 

IMERSÃO SOCIOPROFISSIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS E HARD SKILLS

A metodologia Educar Trabalhando, aplicada no Programa de Aprendizagem, prepara jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social para atuarem como aprendizes em empresas, desenvolvendo soft skills e hard skills em um ambiente empresarial simulado, com ensino personalizado e foco na experiência prática, proatividade, criatividade e interdisciplinaridade, utilizando ferramentas tecnológicas e ambientes inovadores de estudo. Neste método o educador atua como mediador, conectando a aprendizagem à realidade do trabalho, estimulando a responsabilidade e a multiplicação de conhecimentos entre jovens.

ISONOMA

Práticas de Cooperativismo e Desenvolvimento Humano

A ISONOMA é um conjunto de ações interligadas, destinadas a fomentar o desenvolvimento inclusivo e sustentável de micro e pequenos empreendedores de baixa renda. Direcionada a povos e comunidades tradicionais e periféricas, esta tecnologia social participativa e colaborativa apoia atividades de artesanato, agricultura familiar, ecoturismo de base comunitária, reciclagem e culinária. Fiel aos valores da economia solidária e aos princípios da universalidade, a abordagem integradora da ISONOMA não apenas acolhe e capacita os indivíduos, ela também cultiva um ecossistema de colaboração e suporte mútuo. Uma vez implementada, esta rede torna-se um instrumento essencial para a construção de uma economia mais equitativa e sustentável, reunindo esforços de ONGs, universidades, iniciativa privada, sociedade civil e o poder público.

Os impactos da nossa metodologia

Clique nos botões abaixo e descubra como a Metodologia CEDUCVR promove a formação socioprofissional de adolescentes, jovens e adultos. 

Aquisição de conhecimento e habilidades

Através da nossa metodologia, os indivíduos adquirem conhecimentos essenciais para compreender o mundo ao seu redor, tomar decisões informadas e participar ativamente na sociedade. Além disso, eles desenvolvem habilidades que são valiosas tanto para a vida pessoal quanto para a profissional.

Autodeterminação

Centrada no potencial de cada educando nossa metodologia capacita os indivíduos a tomarem decisões informadas sobre suas vidas, saúde, carreira e outras áreas. Isso os ajuda a construir um futuro que esteja alinhado com seus valores e aspirações.

Capacidade crítica

O método CEDUCVR promove o pensamento crítico e a capacidade de avaliar informações de forma objetiva. Isso ajuda os indivíduos a se tornarem cidadãos informados e participativos, capazes de analisar questões complexas e tomar decisões fundamentadas.

Desenvolvimento pessoal

Nossa metodologia oferece oportunidades para adolescentes, jovens e adultos explorar seus interesses, habilidades e talentos individuais. Ela ajuda a formar identidades, autoconceitos positivos e a construir confiança, contribuindo para o desenvolvimento saudável e equilibrado.

Desenvolvimento social

A formação socioproficional facilita a interação social e o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis. Ela promove a compreensão mútua, a empatia e a tolerância, contribuindo para a construção de uma sociedade mais coesa e harmoniosa.

Empoderamento

Através do nosso método as pessoas podem superar barreiras sociais, econômicas e culturais. Isso promove a igualdade de oportunidades e capacita os indivíduos a melhorarem suas condições de vida e a conquistarem seus objetivos.

Participação cívica

Baseado em uma formação sólida, nossa metodologia ajuda os indivíduos a compreenderem seus direitos e responsabilidades como cidadãos. Isso os incentiva a participar ativamente na comunidade, na política e em questões sociais, contribuindo para o bem-estar geral da sociedade.

Preparação para o mercado de trabalho

A Metodologia CEDUCVR oferece as habilidades necessárias para os indivíduos ingressarem no mundo do trabalho e ter sucesso em uma variedade de carreiras. Ela também proporciona a flexibilidade de se adaptar a mudanças nas demandas do mercado de trabalho e de aprender continuamente ao longo da vida.

Enriquecimento cultural

Através dos nossos programas, as pessoas têm a oportunidade de explorar a arte, a literatura, a música, a história, as tecnologias digitais e outras formas de expressão cultural. Isso enriquece suas vidas e amplia seus horizontes.

APRENDIZ CEDUC Virgilio Resi

 

Instituído em 2008, o Programa Aprendiz CEDUCVR tem como missão proporcionar aos jovens e adolescentes de estratos socioeconômicos desfavorecidos na cidade de Belo Horizonte e Região Metropolitana uma experiência enriquecedora que une educação e ocupação laboral. Baseado na Lei 10.097/2000, o programa é voltado para indivíduos com idades entre 14 e 24 anos, oferecendo não apenas uma oportunidade de emprego, mas uma verdadeira chance de inclusão social.

O Aprendiz CEDUCVR vai além da simples oferta de empregabilidade juvenil. Ele representa um esforço de capacitação socioeconômica que se articula com a comunidade local, as famílias, o aparato estatal e o setor privado. Esta sinergia colaborativa e acolhedora visa não apenas a inserção laboral dos participantes, mas também o fortalecimento e a preparação dos jovens para desempenharem um papel cidadão ativo e transformador. Ao dotá-los de habilidades e competências essenciais, buscamos promover um engajamento eficaz e construtivo na sociedade.

Conheça o Programa Aprendiz CEDUCVR e descubra como, juntos, podemos construir um futuro mais inclusivo e promissor para os jovens de nossa comunidade!

*Lei no 10.097, de 19 de dezembro de 2000, estabelece as regras, direitos e deveres para a contratação de jovens aprendizes, com idade entre 14 e 24 anos, pelas empresas. Altera dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943.

Nosso OBJETIVO

 

Nosso objetivo é promover uma inclusão social humanizada, produtiva e protegida de jovens e adolescentes no mercado de trabalho. Isso é alcançado através do desenvolvimento de suas habilidades de soft e hard skills por meio de um processo abrangente de capacitação técnica, bem como de desenvolvimento social, cívico, profissional, emocional, intelectual e afetivo.

Resultados do programa APRENDIZ CEDUCVR

Metas do programa APRENDIZ CEDUCVR

Combater a exploração e o trabalho infantil.

Assegurar que, uma vez inseridos no mercado de trabalho, jovens e adolescentes tenham seus direitos humanos, cívicos e trabalhistas rigorosamente respeitados.

Criar e aplicar atividades práticas e teóricas, compatível com o desenvolvimento dos jovens e adolescentes inseridos no programa, a fim de ampliar suas chances de inserção no mercado de trabalho.

Estimular o protagonismo juvenil, assegurando-se de que o público assistido desfrute de horário especial, ambiente seguro e equipado para o pleno exercício de suas atividades.

Monitorar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento socioprofissional dos jovens e adolescentes inseridos no programa, bem como mensurar seus os resultados.

Reduzir o índice de evasão escolar entre jovens e adolescentes, garantindo a frequência obrigatória dos mesmos ao ensino regular.

AMPLIANDO FRONTEIRAS

 

Baseado na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990, conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), especificamente no Art. 58, o Programa Ampliando Fronteiras do CEDUCVR visa proporcionar aos jovens um contato mais amplo com a realidade, através do acesso à cidade, à cultura, à história, às novas tecnologias digitais e às artes.

O Programa Ampliando Fronteiras parte da premissa de que a cultura desempenha um papel crucial na formação pessoal, moral e intelectual dos indivíduos, além de desenvolver sua capacidade de relacionamento interpessoal. Acreditamos que o acesso à cultura e a inclusão das novas tecnologias digitais, como a internet e as redes sociais, são instrumentos pedagógicos essenciais para a formação socioeducacional de jovens, adultos e adolescentes.

Ao integrar esses elementos no processo educativo, buscamos não apenas enriquecer a experiência dos participantes, mas também prepará-los para um mundo em constante evolução, promovendo um aprendizado mais abrangente e adaptado às demandas contemporâneas. Conheça o Programa Ampliando Fronteiras e descubra como estamos expandindo os horizontes dos nossos jovens para um futuro mais conectado e culturalmente enriquecido!

Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.

Nosso OBJETIVO

Nosso objetivo é fortalecer o intercâmbio de saberes e conhecimentos por meio da promoção de experiências socioantropológicas, sejam físicas ou virtuais, que valorizem a diversidade étnica, social, cultural, regional, de pessoas e gêneros. Buscamos criar oportunidades que enriquecem o entendimento e a apreciação das múltiplas dimensões da identidade humana, promovendo um ambiente onde a diversidade é celebrada e respeitada, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e harmoniosa. 

Resultados do programa AMPLIANDO FRONTEIRAs

Metas do programa Ampliando Fronteiras

Promover o acesso à cidade e aos seus espaços de cultura e lazer, fortalecendo a defesa e a valorização do patrimônio cultural brasileiro.

Ampliar os instrumentos e as estratégias de inclusão digital, assegurando o letramento digital, a criação de conteúdos digitais socioeducativos, a comunicação e colaboração no ciberespaço, bem como, a segurança digital e o combate as fake news.

Contribuir para proporcionar, ao nosso público assistido, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais

Apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores a fim de contribuir para produção, promoção e difusão de bens culturais.

Fortalecer a democratização do acesso à cultura, a fim de transformar o sistema de formação de jovens, adolescentes e adultos em um processo educacional inclusivo.

PROGRAMA SER COMPANHIA

 

Inspirado no vigésimo sexto artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 2006, ratificada e promulgada pela UNESCO, o Programa Ser Companhia delineia uma abordagem estratégica para enfrentar os desafios da inclusão e reintegração profissional. Superamos limitações como instrução formal insuficiente, desvantagens tecnológicas, e lacunas na comunicação e na adaptação ao ambiente de trabalho e educação.

A missão do Programa Ser Companhia é inspirar adolescentes, jovens e adultos a se desenvolverem plenamente, resgatando seus valores cívicos e humanitários. Promovemos o crescimento social, intelectual, afetivo, cognitivo e profissional através de iniciativas socioeducativas personalizadas. Acompanhamos cada participante com apoio e orientação, considerando suas particularidades sociais, emocionais e culturais.

*Art. 26. A educação deverá visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.

Nosso OBJETIVO

Nosso objetivo é promover a requalificação socioprofissional e educacional de jovens, adultos e adolescentes, capacitando-os para acessar o mercado formal de trabalho e ambientes de aprendizagem em condições mais favoráveis. Queremos capacitar indivíduos para que se tornem protagonistas de seus próprios futuros, investindo em seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Resultados do programa SER COMPANHIA

Metas do programa SER COMPANHIA

Capacitar para o uso de computadores e internet, o público assistido a fim de torná-los aptos a cumprir com requisitos básicos (na atualidade), para a inserção no trabalho.

Estabelece pontes entre o público assistido e sociedade, alicerçadas nos princípios da comunicação não violenta.

Fortalecer o desenvolvimento socioemocional do público assistido de modo a ampliar suas oportunidades de acesso ao trabalho e a renda.

Incentivar o retorno de jovens, adolescentes e adultos ao ensino fundamental, médio, formação técnica e superior.

Promover a inserção humanizada de pessoas desempregadas, egressas de medidas socioeducativas, trabalho escravo e/ou em situação de acolhimento institucional ao mercado formal de trabalho.

Trabalhar a conscientização de empregadores, empresas públicas e/ou privadas sobre a recolocação profissional de indivíduos no mercado de trabalho.

Rolar para cima

Davi Dorneles Cardoso

Psicólogo do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional – DHO

Davi Dorneles foi aprendiz do programa de aprendizagem do CEDUCVR. É graduado em Psicologia pela PUC Minas. Possui experiência em recrutamento e seleção de pessoal.

Atualmente, é responsável pelo setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), onde coordena a jornada de experiência tanto dos aprendizes quanto das empresas parceiras. Sua missão é proporcionar uma experiência de desenvolvimento profissional positiva para os aprendizes, por meio de ações de gestão de desempenho, orientação de carreira e engajamento no trabalho.

Maria Bernadete da Silva

Analista de Projetos

Bernadete é graduada em Terapia Ocupacional, com pós-graduação em Saúde Mental e especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Com 25 anos de experiência na área de Saúde Mental, dos quais 18 foram dedicados ao ensino, Bernadete atuou supervisionando a prática clínica de acadêmicos e ministrando aulas teóricas. Além disso, é educadora em cursos profissionalizantes voltados para a população periférica em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2010, ocupa o cargo de Analista de Projetos no CEDUCVR, onde suas principais responsabilidades incluem o planejamento de ações, campanhas e programas de voluntariado, além de mapear e fomentar iniciativas sociais e educativas voltadas ao mundo do trabalho.

VALÉRIA DURÃES LOCKMANN

Coordenadora de Atendimento

Valéria é graduada em Pedagogia, com especialização em Novas Tecnologias de Educação e Treinamento, além de extensões em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza em áreas urbanas, Gestão Estratégica do Terceiro Setor e Gestão de Projetos Sociais pela AVSI. Ela também possui formação no método “Educar é um risco” de Luigi Giussani, voltado para educadores.

Com 17 anos de experiência em instituições do Terceiro Setor e em programas sociais, Valéria tem expertise em gestão e monitoramento de projetos voltados à geração de trabalho e renda, formação de equipes técnicas e coordenação pedagógica de cursos de formação profissional. Além disso, possui vasta experiência na articulação e desenvolvimento de parcerias com empresas, instituições de ensino, poder público e comunidades locais.

Desde 2017, é responsável pelo relacionamento institucional e comercial com os parceiros do CEDUCVR, desempenhando um papel estratégico na consolidação dessas parcerias e fortalecendo a presença da instituição. Seu propósito é manter relações de confiança com os clientes, atendendo suas expectativas com ética, transparência e alta performance. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de atendimento no CEDUCVR.

Cláudia Lina Pedras

Gerente Administrativo/financeiro

Cláudia é graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, com vasta experiência em gestão de contratos, assegurando o cumprimento dos objetivos pactuados, alcance de metas e resultados previstos. Ela também possui expertise na elaboração de relatórios para entidades sem fins lucrativos, relacionamento com parceiros e fornecedores, além de pesquisa e desenvolvimento de material didático. Cláudia atuou como educadora em cursos livres de Vendas e Relacionamento com Clientes.

Atualmente, é Gerente Administrativo-Financeiro do CEDUCVR, sendo responsável pela estruturação e organização das áreas administrativa, financeira e jurídica da instituição.

JANICE FERNANDES LUNA

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Janice é formada em Psicologia pela UFMG, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Uniles/MG e em Mundo 4.0 e Soft Skills pela USP. Durante sua formação, estagiou na escola profissionalizante “Aslam – Associazione Scuole Lavoro Alto Milanese”, na Itália. Possui vasta experiência na gestão e desenvolvimento de projetos sociais.

Atuou como Assistente de Projetos Sociais no Incremento do Acesso aos Serviços Sociais e Ocupacionais em Reassentamentos de Baixa Renda, assessorando microempreendedores e grupos produtivos, além de supervisionar cursos de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Com mais de 20 anos de experiência em Educação Profissional, desde 2005 Janice é Coordenadora Pedagógica no CEDUCVR, sendo responsável por todas as ações pedagógicas da instituição. Sua atuação na coordenação da Educação Profissional e Tecnológica é marcada pelo uso de práticas pedagógicas inovadoras e ativas, com o apoio de recursos digitais modernos.

ELENICE DE OLIVEIRA MATOS

CEO

Elenice é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Com uma trajetória de 20 anos, Elenice tem ampla experiência na coordenação e liderança de equipes multidisciplinares e na gestão de projetos sociais voltados para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento comunitário.

Atualmente, é CEO do CEDUCVR, sendo responsável por acompanhar e mapear a legislação, regulamentações e práticas relacionadas à educação para o trabalho.

Júlia Maria da Silva

Gerente Executiva

Júlia cursou Técnico em Mecânica no CEFET e é licenciada em Disciplinas Especializadas, com especialização em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza Urbana. Ela realizou estágio na escola profissionalizante “In Presa”, na região de Brianza, Itália, e participou de um intercâmbio metodológico de boas práticas em promoção e inclusão social de jovens em Lodi, Itália, de 2009 a 2011.

Júlia atuou como professora nas escolas POLIMIG e UTRAMIG e tem experiência em educação corporativa, tendo sido Analista de Treinamento na USIMINAS Mecânica. Além disso, foi Supervisora de Cursos Técnicos e Coordenadora de SIE-E na Escola da ASSEDIPA/Ipatinga, Técnica em Recursos Humanos na Cia Vale do Rio Doce, e Coordenadora do Setor de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Atualmente, Júlia é Gerente Executiva do CEDUCVR, sendo responsável pela coordenação da execução dos processos institucionais e pela definição de estratégias de treinamento e desenvolvimento da equipe de profissionais da instituição.

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Você autoriza o uso dessas informações (fotos e texto) para livre uso do CEDUC/VR, a título gratuito, abrangendo o uso do material acima mencionado em todo o território nacional, das seguintes formas: (I) home page; (II) mídia impressa (jornais, revistas, cartazes, panfletos, livros, relatórios, etc.); (III) mídia eletrônica (vídeo-tapes, televisão, cinema, redes sociais, entre outros), sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à sua imagem ou a qualquer outro.