Projeto CEDUCVR: Aprender a Cuidar; Cuidar para Conviver

Cuidar de si é de fundamental importância para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar problemas de saúde, aumentar o desempenho profissional e melhorar a qualidade de nossas relações.

O recurso mais valioso de nossas vidas é, sem dúvida, o tempo. Como já dizia o escritor francês Marcel Proust, “os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem”. E na correria do dia a dia, reservar um tempo para a prática de ações de autocuidado não é uma tarefa simples.

Cuidar de si é de fundamental importância para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar problemas de saúde, aumentar o desempenho profissional e melhorar a qualidade de nossas relações. E foi pensando nisso que o CEDUC Virgilio Resi criou o projeto Aprender a Cuidar, Cuidar Para Conviver (ACCC). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Projeto ACCC é uma iniciativa de envergadura municipal sem fins lucrativos que adota a difusão e o ensinamento das práticas de autocuidado como ferramentas de mitigação dos impactos causados pela Covid-19 na vida de jovens e adolescentes.

Os 30 jovens selecionados para o projeto participam de oficinas e workshops sobre autocuidado, além de receber uma formação técnica em produção de vídeo. Juntos, os integrantes do projeto estão produzindo um documentário que aborda a valorização da cultura do autocuidado, que irá beneficiar anualmente outros 500 jovens integrantes do programa de aprendizagem do CEDUCVR.

O autocuidado é o conjunto de ações que cada um de nós é capaz de promover no sentido de agregar benefícios à própria saúde e bem-estar. A prática vem se popularizando no ambiente empresarial, escolar e nas diretrizes de políticas públicas por se tratar de medidas que visam o pleno desenvolvimento físico, mental, emocional, social, intelectual e espiritual dos indivíduos.

“As práticas de autocuidado estão intimamente ligadas aos processos de construção do autoconhecimento e são fundamentais para auxiliar os jovens a entender quem são e como interagir com a sociedade e os desafios da juventude”, afirma a psicóloga Mariana Souza, voluntária do ACCC e integrante da Comissão de Orientação em Psicologia e Juventude do Conselho Regional de Psicologia (CRPMG).

O Projeto ACCC introduz o que é autocuidado, buscando fazer com que os jovens e adolescentes reflitam sobre o seu dia a dia e suas ações diárias, com um enfoque em suas vivências no trabalho, em casa, na escola e com a comunidade, a fim de instrumentalizá-los para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias. “No projeto, aprendi que autocuidado não é apenas ter higiene e praticar exercícios físicos, mas também um ato de amor próprio que parte de nós e contagia a todos que nos cercam”, observa Dayane Caetano, jovem aprendiz participante do projeto.

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Davi Dorneles Cardoso

Psicólogo do setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional – DHO

Davi Dorneles foi aprendiz do programa de aprendizagem do CEDUCVR. É graduado em Psicologia pela PUC Minas. Possui experiência em recrutamento e seleção de pessoal.

Atualmente, é responsável pelo setor de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), onde coordena a jornada de experiência tanto dos aprendizes quanto das empresas parceiras. Sua missão é proporcionar uma experiência de desenvolvimento profissional positiva para os aprendizes, por meio de ações de gestão de desempenho, orientação de carreira e engajamento no trabalho.

Maria Bernadete da Silva

Analista de Projetos

Bernadete é graduada em Terapia Ocupacional, com pós-graduação em Saúde Mental e especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social.

Com 25 anos de experiência na área de Saúde Mental, dos quais 18 foram dedicados ao ensino, Bernadete atuou supervisionando a prática clínica de acadêmicos e ministrando aulas teóricas. Além disso, é educadora em cursos profissionalizantes voltados para a população periférica em situação de vulnerabilidade social.

Desde 2010, ocupa o cargo de Analista de Projetos no CEDUCVR, onde suas principais responsabilidades incluem o planejamento de ações, campanhas e programas de voluntariado, além de mapear e fomentar iniciativas sociais e educativas voltadas ao mundo do trabalho.

VALÉRIA DURÃES LOCKMANN

Coordenadora de Atendimento

Valéria é graduada em Pedagogia, com especialização em Novas Tecnologias de Educação e Treinamento, além de extensões em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza em áreas urbanas, Gestão Estratégica do Terceiro Setor e Gestão de Projetos Sociais pela AVSI. Ela também possui formação no método “Educar é um risco” de Luigi Giussani, voltado para educadores.

Com 17 anos de experiência em instituições do Terceiro Setor e em programas sociais, Valéria tem expertise em gestão e monitoramento de projetos voltados à geração de trabalho e renda, formação de equipes técnicas e coordenação pedagógica de cursos de formação profissional. Além disso, possui vasta experiência na articulação e desenvolvimento de parcerias com empresas, instituições de ensino, poder público e comunidades locais.

Desde 2017, é responsável pelo relacionamento institucional e comercial com os parceiros do CEDUCVR, desempenhando um papel estratégico na consolidação dessas parcerias e fortalecendo a presença da instituição. Seu propósito é manter relações de confiança com os clientes, atendendo suas expectativas com ética, transparência e alta performance. Atualmente, ocupa o cargo de coordenadora de atendimento no CEDUCVR.

Cláudia Lina Pedras

Gerente Administrativo/financeiro

Cláudia é graduada em Secretariado Executivo Bilíngue, com vasta experiência em gestão de contratos, assegurando o cumprimento dos objetivos pactuados, alcance de metas e resultados previstos. Ela também possui expertise na elaboração de relatórios para entidades sem fins lucrativos, relacionamento com parceiros e fornecedores, além de pesquisa e desenvolvimento de material didático. Cláudia atuou como educadora em cursos livres de Vendas e Relacionamento com Clientes.

Atualmente, é Gerente Administrativo-Financeiro do CEDUCVR, sendo responsável pela estruturação e organização das áreas administrativa, financeira e jurídica da instituição.

JANICE FERNANDES LUNA

COORDENADORA PEDAGÓGICA

Janice é formada em Psicologia pela UFMG, com pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Uniles/MG e em Mundo 4.0 e Soft Skills pela USP. Durante sua formação, estagiou na escola profissionalizante “Aslam – Associazione Scuole Lavoro Alto Milanese”, na Itália. Possui vasta experiência na gestão e desenvolvimento de projetos sociais.

Atuou como Assistente de Projetos Sociais no Incremento do Acesso aos Serviços Sociais e Ocupacionais em Reassentamentos de Baixa Renda, assessorando microempreendedores e grupos produtivos, além de supervisionar cursos de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Com mais de 20 anos de experiência em Educação Profissional, desde 2005 Janice é Coordenadora Pedagógica no CEDUCVR, sendo responsável por todas as ações pedagógicas da instituição. Sua atuação na coordenação da Educação Profissional e Tecnológica é marcada pelo uso de práticas pedagógicas inovadoras e ativas, com o apoio de recursos digitais modernos.

ELENICE DE OLIVEIRA MATOS

CEO

Elenice é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, com pós-graduação em Gestão de Organizações do Terceiro Setor. Com uma trajetória de 20 anos, Elenice tem ampla experiência na coordenação e liderança de equipes multidisciplinares e na gestão de projetos sociais voltados para a geração de trabalho, renda e desenvolvimento comunitário.

Atualmente, é CEO do CEDUCVR, sendo responsável por acompanhar e mapear a legislação, regulamentações e práticas relacionadas à educação para o trabalho.

Júlia Maria da Silva

Gerente Executiva

Júlia cursou Técnico em Mecânica no CEFET e é licenciada em Disciplinas Especializadas, com especialização em Planejamento e Gestão de Projetos para Redução da Pobreza Urbana. Ela realizou estágio na escola profissionalizante “In Presa”, na região de Brianza, Itália, e participou de um intercâmbio metodológico de boas práticas em promoção e inclusão social de jovens em Lodi, Itália, de 2009 a 2011.

Júlia atuou como professora nas escolas POLIMIG e UTRAMIG e tem experiência em educação corporativa, tendo sido Analista de Treinamento na USIMINAS Mecânica. Além disso, foi Supervisora de Cursos Técnicos e Coordenadora de SIE-E na Escola da ASSEDIPA/Ipatinga, Técnica em Recursos Humanos na Cia Vale do Rio Doce, e Coordenadora do Setor de Educação Profissional na CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana.

Atualmente, Júlia é Gerente Executiva do CEDUCVR, sendo responsável pela coordenação da execução dos processos institucionais e pela definição de estratégias de treinamento e desenvolvimento da equipe de profissionais da instituição.

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