Semana Cultural especial mês das Mulheres

No dia 09 de março o CEDUC Virgilio Resi, promoveu no Centro de Referência da Juventude – CRJ –  mais uma atividade temática da semana cultural. Foram duas oficinas no período da manhã e da tarde e o tema era A condição da Mulher na sociedade.

Com a presença da companhia teatral do CRAS Vila Biquinhas apresentando a peça ”Palhaça Mulher”, os jovens tiveram a oportunidade de fazerem reflexões sobre a condição da mulher na sociedade frente as desigualdades de gênero a violência contra mulher, dentre outras críticas levantadas pelos jovens a partir da exibição da peça.

Foi um momento de muito aprendizado e também de reflexão, os jovens ali presente puderam tirar dúvidas e também participar de debates que eram levantados pelos próprios jovens e pela companhia de teatro, a jovem aprendiz Amanda participou da oficina e deixou um depoimento de muita força: “Acredito que falar sobre feminismo é muito importante e necessário, quando você aceita ouvir e conhecer o feminismo e qual é a sua proposta é algo fundamental, pois hoje é uma pauta que as pessoas julgam muito sem ao menos entender o que motiva esse movimento, criam opiniões e críticas sem entender a essência de uma luta que é muito bonita. Basta olhar algumas estatísticas e você começara a compreender porque é tão importante falar abertamente sobre o feminismo, pois cerca 12 mil mulheres sofrem violência física, 13 são mortas e 135 estupradas, isso somente no Brasil. A nossa luta não é por igualdade biológica, nossa luta é por igualdade social e econômica, é por respeito e direito de poder ir e vir sem medo de não conseguir voltar para casa, não queremos ser inferiorizadas apenas por sermos mulheres. Nessa palestra eu entendi que a união entre as mulheres é indispensável em nossa luta! ”

Cerca de 300 jovens aprendizes das instituições que compõem o FECTIPA-MG participaram do evento e contribuíram para que fosse um momento de troca de valores e ensinamentos.