Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Em todos os cantos do mundo existem crianças que estão, neste exato momento, trabalhando sem a oportunidade de usufruir seus direitos à educação, saúde e lazer.

Para lutar contra essa realidade foi criado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil com o objetivo de alertar e sensibilizar comunidades e governos sobre esse grave problema de violação aos direitos humanos fundamentais, pois a sensibilização civil é a melhor arma contra a exploração de crianças e adolescente.

Desde meados da década de 1990, o Brasil assumiu oficialmente a existência do problema e declarou sua disposição de enfrentá-lo, a partir daí o Governo brasileiro juntamente com trabalhadores, empregadores e sociedade civil vem implementando as disposições das Convenções 138 e 182 da Organização Internacional do Trabalho -OIT através dos instrumentos legais nacionais, além do desenvolvimento de políticas públicas específicas para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.

De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.

Junte-se a essa campanha e lute para que crianças e adolescentes tenham direitos à educação, saúde e lazer.