Diante das orientações da OMS, do Ministério da Saúde, bem com os decretos emitidos pela Prefeitura de Belo Horizonte e das notas técnicas emitidas pela Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (SRT/MG), o CEDUC VR tem ajustado as formas de seleção: As atividades de inscrição ocorrerão somente pela internet. As entrevistas poderão ocorrer mediada pelos recursos tecnológicos. O candidato que for convocado receberá orientações específicas sobre a entrevista a distância. Em caso de dúvidas sobre a inscrição e seleção o contato deverá ser pelo e-mail: recrutamento@cvr.org.br
É verdade: o mercado de trabalho passa por profundas transformações. Um dos sinais é o desaparecimento de algumas profissões e o surgimento de novas.
As mudanças podem ser vistas de duas formas: como uma ameaça aos empregos que conhecemos hoje, mas também como oportunidades de trabalho.
Quem você quer ser? Uma pessoa que sofre com o impacto das mudanças, ou aquela que faz parte dessa revolução, e gera um impacto positivo no mundo?
A escolha é sua. Mas a competição pelas boas chances sempre será grande. Então como se preparar para os desafios que há pela frente?
O Programa de Aprendizagem prepara você, jovem, para sua primeira oportunidade
profissional. Você recebe uma formação profissional e humana,
que te coloca à frente nesse mercado de trabalho tão competitivo!
COMECE SEU FUTURO AGORA. INSCREVA-SE JÁ!
1. Quem pode participar?
Jovens a partir de 15 anos, que residam na região metropolitana de Belo Horizonte,
matriculados e frequentando a escola. Ou que já tenham concluído o Ensino Médio.
2. Como participar?
Existem duas formas de inscrição:
Pela Internet.
Inscreva-se aqui
• Idade a partir de 15 anos.
• 1 foto 3X4 do jovem wie wäscht man seide.
• Declaração de Matrícula (que conste a informação que o aluno esteja FREQUENTANDO a escola) ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio kaschmir wolldecke.
• Cópia do Comprovante de Residência atualizado (mínimo do mês anterior ao dia da inscrição).
• Cópia da Carteira de Identidade.
• Cópia do CPF do jovem.
• Cópia da Carteira de Trabalho (págs.: da foto, com os dados pessoais e do último trabalho baumwolldecke).
• Cópia do Certificado de Reservista (jovens do sexo masculino acima de 18 anos merino wolldecke).
• Cópia do Título de Eleitor (para os jovens acima de 18 anos).
• Cópia do CPF do responsável
• Cópia do Comprovante de wolldecke schurwolle Renda atualizado de todas as pessoas que trabalham na casa.
Para quem não recebe contracheque, não tem carteira assinada ou não tem renda, trazer declaração feita a próprio punho sobre seus rendimentos.
Para quem recebe benefícios (aposentadoria, bolsa família, seguro desemprego, etc.), trazer cópia do comprovante de benefício atualizado. Caso não tenha comprovante, trazer declaração de próprio punho.
Clique aqui para baixar o modelo de Declaração
A inscrição não garante a participação do jovem no Programa.
– A demanda das empresas pelos jovens aprendizes. Cada empresa define um número de vagas e o perfil dos jovens que deseja contratar.
– O cumprimento dos requisitos;
– O desempenho do jovem durante a entrevista no CEDUC e na empresa;
– A região que o jovem reside.
Nota: As empresas tendem a escolher jovens que residem mais perto da empresa.
O que não interfere na participação:
– A ordem de inscrição;
– A quantidade de vezes que o jovem se cadastrou no CEDUC;
– O fato do jovem fazer cadastro pela internet ou pessoalmente no CEDUC.
Após realizada a inscrição, o jovem deve aguardar contato do CEDUC Virgilio Resi para agendamento de entrevista. Esse agendamento é realizado conforme a oferta de vagas realizada pelas empresas. No dia da entrevista, o jovem deve apresentar a documentação exigida.
Documentos pessoais do jovem e outros que comprovem a renda da família. Veja aqui a lista:
A entrevista no CEDUC tem como objetivo conhecer as características e interesses dos jovens.
A empresa quer conhecer o jovem para tentar identificar as características que mais se aproximam do que elas querem. Cada empresa busca determinadas características e a entrevista é a forma que elas utilizam para conhecer em que medida cada candidato atende o perfil.
Se o jovem não for selecionado após fazer a entrevista no CEDUC ou na Empresa, ele continua no nosso banco de dados e quando houver outra vaga o candidato será encaminhado novamente.
A todo momento novas empresas iniciam sua participação no Programa de Aprendizagem. E as empresas que já fazem parte, abrem novas vagas constantemente, pois o programa tem duração definida e eles precisam de renovar seus quadros. O jovem não escolhe onde vai trabalhar, mas é direcionado para a empresa, conforme a demanda da mesma.
Depende das vagas. Cada empresa tem horário de vaga diferente.
A lei garante o direito ao salário mínimo-hora, que no ano de 2019, para 4 horas diárias, é de R$ 469,13 (quatrocentos e quarenta e sessenta e nove e treze centavos).
O aprendiz tem direito a vale-transporte. É assegurado o vale-transporte para o deslocamento residência-empresa e vice-versa ou residência-CEDUC e vice-versa.
Sim. Será assinada como Jovem Aprendiz.
Férias + FGTS + INSS + 13° salário.
Para quem não concluiu o ensino médio, o CEDUC solicita periodicamente a declaração escolar para acompanhar a frequência na escola.
Sim, participar de todas as atividades de formação junto ao CEDUC faz parte das obrigações do jovem aprendiz.
A formação inicial tem duração de 30 dias, período no qual o jovem fica imerso no CEDUC Virgilio Resi, recebendo a formação humana e técnica necessária para assumir sua vaga como Jovem Aprendiz em uma empresa. A formação humana visa desenvolver no jovem o autoconhecimento e o pensamento reflexivo sobre si próprio e sobre seu papel no mundo. São trabalhadas questões como valores, crenças, planos de vida e sonhos. Além disso, são desenvolvidas competências básicas para o trabalho, como atendimento ao público, arquivo e aulas de informática.
O CEDUC forma o jovem para as seguintes funções: Auxiliar administrativo, Promotor de Vendas e Auxiliar de Almoxarife. Essa formação tem caráter prático e vivencial. Os jovens contam com instrutores experientes e extremamente engajados com seu desenvolvimento humano e profissional. Recebem material desenvolvido pela equipe do CEDUC especialmente para o perfil do jovem. São envolvidos em uma dinâmica de empresa simulada, na qual experenciam todas as funções de uma empresa e têm a oportunidade de desenvolver competências técnicas dessas funções.
Desenvolvem também habilidades de trabalho em equipe, liderança, comunicação, proatividade, responsabilidade sobre suas entregas, pontualidade, assiduidade, respeito à hierarquia e cultura da organização. Participam de eventos, passeios, Semana Cultural, Rádio e muitas atividades de formação cultural e política que contribuem para seu desenvolvimento como seres humanos.
Após os 30 dias, o jovem inicia suas atividades diárias na empresa e retorna 1 vez por semana para o CEDUC para dar continuidade à sua formação e para realizar o acompanhamento de seu desenvolvimento no Programa. Na primeira semana de cada mês o jovem terá duas atividades formativas, que podem ser cursos, palestras, visitas a museus, etc. O CEDUC organiza a Semana Cultural, na qual o jovem tem oportunidades de ampliar seu horizonte cultural e trabalhar vários temas que são pertinentes à sua formação enquanto cidadão.
O CEDUC possui uma equipe de profissionais que oferecem assistência aos jovens durante seu percurso de contrato, que atuam com: orientações, avaliação de desempenho, feedbacks e suporte nas eventuais dificuldades.
De maneira geral, as instituições são regidas pelas diretrizes da Lei da Aprendizagem, isso quer dizer, que salário e outros direitos se assemelham. Contudo, cada um tem uma proposta pedagógica e uma forma de transmitir os conteúdos.
Você deve pensar nos seus objetivos de vida e avaliar qual instituição tem proposta que se adequa aos seus sonhos e perspectivas de futuro.
O CEDUC tem proposta de ser companhia para o jovem na construção de projetos de vida, principalmente no que se refere ao trabalho. Nossos esforços estão direcionados para favorecer o desenvolvimento de conhecimentos e competências que possibilitem a descoberta de talentos e expansão do potencial pessoal e profissional de cada um de nossos jovens.