METODOLOGIA

"Educar é introduzir a pessoa na realidade total”. (Don Giussani)

"Educar é introduzir a pessoa na realidade total”. (Don Giussani)

METODOLOGIA

A ideia fundamental de uma educação voltada para os jovens vem do fato de que através deles se reconstrói uma sociedade; por isso, o grande problema da sociedade é, antes de mais nada, educar os jovens. Uma educação que seja verdadeira, ou seja, correspondente ao humano”. (Luigi Giussani)

Origem do método

A essência do método educativo utilizado no CEDUC Virgilio Resi tem como ponto de origem e de contínua retomada, o método “Educar é um risco” de Luigi Giussani, utilizado em diversas nações e tradições. Giussani é um padre católico, educador e intelectual italiano, fundador do movimento católico de Comunhão e Libertação. Ainda hoje, pessoas em todo o mundo, sentem-se surpresas, fascinadas com Giussani, com seu incansável esforço de comunicação, seu modo de enfrentar a realidade e sua dedicação aos grandes questionamentos sobre a vida.

Método na prática

Todas as metodologias educacionais desenvolvidas pelo CEDUC VR partem do princípio de que “o método é imposto pelo objeto”. Na prática, isto significa empenhar-se em conhecer continuamente o educando e em acompanhá-lo em seu processo individual de construção de si. Essa essência metodológica é utilizada desde o início da instituição, em todos as oportunidades de atuação na educação de pessoas para a vida e o trabalho.

Por isso, trata-se de um método em contínua evolução e conta com a colaboração de toda sua equipe técnica: diretoria, 

gestores, supervisores, educadores em diálogo constante com parceiros e educandos.

Acreditamos que uma teoria ou uma técnica pode ser aprendida por meio de um livro com objetivo de ser, posteriormente, repetida e aplicada. Uma experiência, ao contrário, só pode ser vivida: só quando se torna parte de si mesmo pode ser comunicada e partilhada com os outros. Com base nessa experiência são construídas hipóteses de trabalho que, verificadas no relacionamento com cada educando, vão dando forma ao método educativo da organização.

“Não temos uma resposta pronta na forma de educar. Temos a essência deste método, e ele vai se construindo na medida em que vamos respondendo às provocações que vem da realidade”.

Alguns indicadores que balizam as metodologias:

  • Educar exige afeto, conhecimento e vinculação: acreditamos que não há aprendizagem sem afeto, relacionamento e acolhimento. Esta é uma premissa importante. É preciso conhecer cada educando e construir com ele um caminho, no qual o CEDUC VR e seus educadores sejam referência e apoio.
  • Educar exige presença: Buscamos ser presentes na relação com o educando, que percebe o interesse, a abertura e a disponibilidade do educador. Dessa forma, mesmo com afastamento causado pelo tempo e a distância, a experiência é introjetada, transformando em memória aquele fato, construindo uma cultura.
  • Educar exige Fazer com e Junto: estimulamos o protagonismo dos educandos em seu processo formativo, valorizando seus conhecimentos e experiências, através de diálogos interativos, identificação e busca de soluções para situações problemas que emergem em suas vivências.

Metodologias Desenvolvidas

1- Educar para Empreender:

Público: Famílias em busca de desenvolvimento humano por meio do empreendedorismo ISONOMA – Práticas Cooperativas e Desenvolvimento Humano: processo de Incubação pautado em quatro pilares de atuação: Capacitações e Assessorias Gerenciais; Formação Humana; Trabalho Colaborativo; Assessoria Mercadológica. Tem como diferencial de incubação o Apoio as famílias, o Fomento a Rede de Colaboradores e a Metodologia Balanced Scorecard (BSC) para conhecer e mensurar a evolução dos empreendimentos incubados.

2- Educar para o Trabalho:

Público: Pessoas e empresas em busca de profissionalização, Cursos profissionalizantes formatados conforme demanda do mercado e necessidade do trabalhador. Desenvolvidos de forma participativa e experimental na qual o educando pode observar-se em ação e aprimorar suas habilidades para o trabalho. Pautada no Desenvolvimento Humano e Educação de Valores; Formação Técnica; Planos  de desenvolvimento Profissional; Empreendedorismo e Empregabilidade.

3- Educar Trabalhando:

Público: Jovens e empresas participantes do Programa Jovem Aprendiz, formatado em módulos de aprendizagem para atender em tempo real às demandas das empresas no cumprimento de suas cotas de aprendizagem. São 1.280h de formação profissional pautada na Introdução ao Trabalho visando construção de posturas e atitudes para a empregabilidade e o empreender o trabalho; Formação Técnica em ambiente empresarial simulado; Educação para a Vida para ampliação de horizonte sócio político e cultural.

4- Educar para Novas Perspectivas:

Público: Pessoas com Restrição de Liberdade em busca de inclusão. Construção de novas possibilidades para pessoas com restrições ao uso da liberdade e do exercício dos direitos fundamentais e que necessitam ser capacitadas e fortalecidas para retornar ao convívio social e à inclusão produtiva.