OBJETIVO: Contribuir para a redução da pobreza urbana da população que vive nas áreas de baixa renda através da formação profissional e, em particular, para a prevenção dos fenômenos de exclusão social, dificuldade e desvio dos jovens, sustentando-os na questão decisiva do trabalho.
LOCAL: Belo Horizonte e Região Metropolitana
PÚBLICO: Jovens acima de 17 anos, preferencialmente em situação pessoal ou social de risco, que estejam
desempregados.
IMPACTO GERADO:
Em treze anos de trabalho em Belo Horizonte e região metropolitana, o CEDUC Virgilio Resi:
Estas ações foram desenvolvidas com o apoio financeiro dos seguintes parceiros: BDMG Cultural, CDM/VALLOREC, Associazione CONDIVIDERE/Itália, FAT/PMBH-SEDESE, Prefeitura Municipal de Contagem, CDM/PETROBRÁS, AVSI/Embaixada Italiana, União Europeia, Fundação ABRINQ e Instituto Renner.
OBJETIVO: Intensificar as ações de combate às desigualdades sociais e a redução da pobreza urbana, através da formação e qualificação de jovens aprendizes, em conformidade com a formação de valores humanos e o princípio de conduta social.
LOCAL: Belo Horizonte e Região Metropolitana
PÚBLICO: Jovens com idade entre 14 e 24 anos, de ambos os sexos, que estejam frequentando a escola ou tenha concluído o ensino médio. O público alvo do programa de aprendizagem deverá ser preferencialmente, formado por adolescentes em situação pessoal ou social de risco ou de famílias com renda de, até meio salário mínimo “percapta”. (Resolução CMDCA 51 de 15/12/2003).
IMPACTO GERADO:
Em 10 (dez) anos de trabalho em Belo Horizonte e Região Metropolitana desenvolveu a metodologia de ensino “Educar Trabalhando” executada no Programa de Aprendizagem que já: Capacitou 4.113 jovens aprendizes; Oportunizou acesso a cultura a 2.737 jovens através de visitas a museos, idas a teatros, passeios em cidades históricas e outros eventos possibilitando a ampliadão de horizontes; Criou a CVR Rádio gerida por um grupo de jovens aprendizes; Promoveu 02 festivais de talentos; Capacitou jovens profissionais com qualidade técnica observada na percentagem de 35% de inclusão em suas empresas ao término ou antes mesmo da finalização do contrato de aprendizagem. 55% dos jovens participantes se definiram pela continuidade dos estudos, seja por meio da formação técnica ou universitária.
Contribuiu socialmente para modificação dos ambientes familiares, comunitários e empresariais .
*Voluntários: com a consultoria voluntária de profissionais da Systeme, Anwendungen und Produkte-Social Sabbatical desenvolvemos uma plataforma educacional para qualificar cada vez mais o sistema educacional da entidade.
OBJETIVO: Preparar para a inserção no Mundo do Trabalho e adquirir novas opções para o enfrentamento da vida, tendo em vista a redução dos índices de reincidência criminal.
LOCAL: Penitenciária Estevão Pinto (PIEP) e na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC’s)
PÚBLICO: Pessoas com limitação ao exercício dos direitos fundamentais e em privação de liberdade.
IMPACTO GERADO:
140 recuperandos(as) das APAC’s atendidos e orientados sobre autoconhecimento e em relação às suas habilidades, competências, escolhas, crenças, valores e visão de mundo;
60 internas da PIEP com formação e Planos de Vida elaborados e certificação de 88% do total de internas.