a) Projeto Reciclando Oportunidades para Crianças: Erradicação do Trabalho Infantil em dezoito municípios com elevados índices de exploração do trabalho infantil, principalmente nos lixões.
OBJETIVO: Viabilizar a geração de renda e o acompanhamento social das famílias de crianças e adolescentes em situação ou risco de ocorrência de exploração do trabalho infantil.
LOCAL: Em dezoito municípios do Norte de Minas (Catuti, Capitão Enéas, Francisco Sã, Gameleira, Janaúba, Januária, Jaíba, Matias Cardoso, Manga, Mato Verde, Montes Claros, Monte Azul, Porteirinha, Pai Pedro, Itacarambi, São Francisco, São João da Ponte e São João das Missões).
PÚBLICO: Crianças e adolescentes; artesãos e respectivas famílias.
IMPACTO GERADO:
b) Projeto Reciclando Oportunidade – Gerando Trabalho e Renda: Fomento da Rede de Artesanato do Norte de Minas Gerais e sua incorporação no Mercado de Negócios.
OBJETIVO: Fomentar e organizar a incubação das associações e grupos produtivos formados por famílias em situação de vulnerabilidade social e protagonistas do trabalho infantil.
LOCAL: 15 municípios do Norte de Minas Gerais: Janaúba, Januária, Itacarambi, Manga, Matias Cardoso, Jaíba, Porteirinha, Catuti, São Francisco, São João da Ponte, Montes Claros, Monte Azul, Mato Verde, Capitão Enéas e São João das Missões.
PÚBLICO: Crianças/adolescentes; Associações/grupos produtivos; mulheres empreendedoras e respectivas famílias.
IMPACTO GERADO:
“O grande legado desta trajetória foi a possibilidade replicadora desta metodologia que amplia os benefícios sociais desta intervenção para além da experiência original”. Metodologia de incubação ISONOMA – Práticas Cooperativas e Desenvolvimento Humano, em 2017 foi certificada pela Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social inovadora.
c) Mulheres Solidárias em Ação: Fomento da Cooperativa de Artesanato “Mãos do Norte” e estruturação do Centro de Comercialização em Economia Solidária para viabilizar a comercialização e ampliar a Rede de Artesanato do Norte de Minas Gerais.
OBJETIVO: Potencializar o Centro de Comercialização em Economia Solidária como ferramenta de geração de renda para os 10 EES, criação de oportunidades de comercialização de seus produtos e ampliação da Rede de Artesanato do Norte de Minas Gerais.
LOCAL: 10 municípios do Norte de Minas: Januária, Itacarambi, Manga, Matias Cardoso, Pai Pedro, Porteirinha, Catuti, São Francisco, São João da Ponte e Montes Claros.
PÚBLICO: Mulheres empreendedoras e 10 empreendimentos econômicos solidários (EES).
IMPACTO GERADO:
d) Projeto “Mão Que se Apoiam”: Garantir suporte técnico às mulheres empreendedoras com foco na gestão organizacional, relacional, gerencial e de logística do Centro de Artesanato de Economia Solidária. Articular com as entidades de apoio e fomento da economia solidária a criação de canais de intercâmbio e difusão da experiência na sociedade civil e no mercado consumidor.
OBJETIVO: Promover a dignidade e o desenvolvimento sustentável para as famílias artesãs do Norte de Minas Gerais, consolidando a comercialização de seus produtos.
LOCAL: 09 municípios do Norte de Minas: Januária, Itacarambi, Manga, Matias Cardoso, Pai Pedro, Catuti, São Francisco, São João da Ponte e Montes Claros.
PÚBLICO: Associações/Grupos produtivos; mulheres empreendedoras
IMPACTO GERADO: