V Semana do Trabalho

A Semana do trabalho é uma ação realizada com os Jovens Aprendizes e tem como objetivo fortalecer a construção de um espaço de conhecimento e reflexão de si e do lugar do trabalho na vida humana.

Partindo do estudo do Eu, onde o trabalho expressa, dá sentido e realiza desejos, a quinta edição da Semana do Trabalho traz o Tema: Projeto Vital, Projeto de Vida. O tema se abre a trocas, dialogando com parceiros da aprendizagem, convidados e ex-aprendizes.

“Como chegar a esta motivação, este sentido que ultrapassa a promoção do bem-estar individual e nos lança à identificação com nosso papel na construção do bem-estar social?”

 

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o Momento Raio foi utilizado como espaço de discussão e reflexão sobre o Projeto de Vida dos jovens. Com uma pergunta simples (o que vocês estão planejando para 2016?) Deu-se início a um percurso que culminou com palestras de profissionais com relação ao mercado de trabalho, orientação profissional e empreendedorismo.

A avaliação feita pelos aprendizes sobre este percurso foi que a reflexão sobre Projeto de Vida é algo importante e que muitos jovens ainda estão confusos sobre o futuro. Segundo eles, é importante ouvir sobre a realidade e desafios de profissões diferentes.

A partir desta demanda dos jovens, pensamos em aprofundar esta discussão na semana do Trabalho propondo como tema deste ano: “Projeto de Vida e Projeto Vital”.

O conceito de Projeto de Vida, já bem difundido no âmbito da Orientação Profissional sugere um trabalho de planejamento de metas a curto, médio e longo prazo para a realização dos desejos de cada um. O Projeto Vital Aprofunda este conceito de Projeto de Vida, pois é um caminho da descoberta do que motiva o Projeto de Vida.

Ao propor este tema queremos trazer à tona aquilo que motiva a jovem a ter planos. Cada uma das metas do Projeto de Vida (Ganhar dinheiro, comprar o carro, ter casa, etc.) tem uma motivação que diz respeito aos desejos e sonhos de cada um; por exemplo: constituir uma família, ser um bom pai, fazer a diferença na sociedade, contribuir para um mundo melhor, etc.

Com isso a ideia dos encontros da semana do Trabalho de 2016 é a de convidar os palestrantes a contar sobre suas motivações e sua trajetória de trabalho, explicitando como esta trajetória foi se delineando ao longo do percurso, mostrando qual era sua motivação principal, essencial.