Seminário em Belo Horizonte traz novas perspectivas para os trabalhos sociais com crianças, adolescente e suas famílias

Foi com grande entusiasmo que a equipe do CEDUC Virgilio Resi participou do II Ciclo de Debates Latino-Americano sobre Trabalho Social com Famílias de Crianças e Adolescentes.

O evento aconteceu em Belo Horizonte, nos dias 30 e 31 de maio, com a participação de aproximadamente 600 pessoas, oportunizou uma série de debates sobre a temática da Convivência Familiar e Comunitária, trazendo experiência de diversos países da América Centra e América do Sul.

Com foco no tema Prevenção, foram discutidas estratégias para a disseminação de boas práticas que possam fortalecer o trabalho preventivo com famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e gestor de comunicação e projetos do CEDUC Virgilio Resi Marcelo Moreira, o evento deixou claro a busca das instituições por métodos que fomentem o desenvolvimento familiar. “O evento também confirmou a necessidade de avançarmos em estratégias para estimular e favorecer a participação de adolescentes e jovens nos espaços de construção e monitoramento das políticas públicas”, completa o presidente.

A supervisora de Recursos Humanos Dayanne Matos fala sobre a importância deste seminário para o trabalho desenvolvido no CEDUC Virgilio Resi. “Participar deste tipo de evento nos faz refletir sobre nossa atuação e em como podemos aperfeiçoar nosso trabalho a partir das experiências relatadas por outras instituições. Percebemos que precisamos nos aproximar cada vez mais das instituições e desenvolver parcerias consistentes para os atendimentos e encaminhamentos necessários”, conclui Dayanne.