PANDEMIA E SAÚDE MENTAL
PANDEMIA E SAÚDE MENTAL
Na pandemia, tivemos a oportunidade de realizar experiências jamais imagináveis. E neste momento, faço a você uma pergunta: como ficou a sua saúde mental e o que você fez e tem feito para cuidar dela?
Praticar a resiliência é muito importante neste momento. Assim, tire a viseira, amplie seu olhar diante dos fatos, tente aprender com tudo que está acontecendo, veja a situação de forma realista e lembre-se: a pandemia não vai durar para sempre.
Não se esqueça de que cada indivíduo processa esse momento de uma forma diferente, ou seja, nem tudo o que é tranquilo para você necessariamente significa que é algo tranquilo para o outro. Portanto, tenha empatia.
Por fim, acompanhe e observe suas emoções e reações ao longo dos dias. Caso tenha sentimentos permanentes de exaustão, insônia, falta de apetite, tristeza prolongada, pensamentos intrusivos e desesperança, procure ajuda.
DICAS PARA CUIDAR DA SUA SAÚDE MENTAL:
- Fique atento ao seu corpo e procure fazer atividades que goste;
- Cuidado com o excesso de informações e alguns tipos de conteúdos que consome, pois há informações que são desnecessárias e podem desencadear crises de ansiedade;
- Cultive o contato com colegas e familiares, buscando diálogos construtivos. Saber ouvir também é importante – lembre-se, cada pessoa se expressa de jeito e no seu tempo.
Texto escrito por Dayanne Matos, Psicóloga e Especialista em Neuropsicologia.