COMBATE A OPRESSÃO CONTRA MULHER

Como sair de uma situação de violência sem recursos financeiros? Como abandonar sua casa sem ter para onde ir? Como sustentar a você e aos seus filhos sem um emprego ou uma formação profissional que a qualifique para o mercado de trabalho? Quando analisamos o porquê das mulheres não denunciarem seus agressores e discutimos estratégias de proteção à mulher, estas são algumas das perguntas que devem nortear nossas ações e pensamentos.

Um dos instrumentos de sustentação e aglutinação dos processos de opressão contra a mulher é, sem dúvidas, a violência patrimonial. Ela é caracterizada pela conduta de retenção, subtração, destruição parcial ou total de objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores, direitos ou recursos econômicos. A grande
ameaça desse tipo de violência é que ela se entranha para além das relações conjugais e se instaura também nas
relações familiares, profissionais e acadêmicas.

Como estratégia de combate à violência patrimonial, nós, do CEDUC Virgilio Resi, acreditamos na educação financeira e atuamos na formação profissional de jovens mulheres. O objetivo é incentivar o espírito empreendedor de nossas jovens, motivando-as a concluir seus estudos e a construir uma carreira profissional sólida, além de garantir a elas o acesso a recursos financeiros indispensáveis na garantia de seus direitos e na proteção física e psicológica de suas identidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *