Projeto CEDUCVR: Aprender a Cuidar; Cuidar para Conviver

O recurso mais valioso de nossas vidas é, sem dúvida, o tempo. Como já dizia o escritor francês Marcel Proust, “os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem”. E na correria do dia a dia, reservar um tempo para a prática de ações de autocuidado não é uma tarefa simples.

Cuidar de si é de fundamental importância para garantir uma melhor qualidade de vida, evitar problemas de saúde, aumentar o desempenho profissional e melhorar a qualidade de nossas relações. E foi pensando nisso que o CEDUC Virgilio Resi criou o projeto Aprender a Cuidar, Cuidar Para Conviver (ACCC). Em parceria com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Projeto ACCC é uma iniciativa de envergadura municipal sem fins lucrativos que adota a difusão e o ensinamento das práticas de autocuidado como ferramentas de mitigação dos impactos causados pela Covid-19 na vida de jovens e adolescentes.

Os 30 jovens selecionados para o projeto participam de oficinas e workshops sobre autocuidado, além de receber uma formação técnica em produção de vídeo. Juntos, os integrantes do projeto estão produzindo um documentário que aborda a valorização da cultura do autocuidado, que irá beneficiar anualmente outros 500 jovens integrantes do programa de aprendizagem do CEDUCVR.

O autocuidado é o conjunto de ações que cada um de nós é capaz de promover no sentido de agregar benefícios à própria saúde e bem-estar. A prática vem se popularizando no ambiente empresarial, escolar e nas diretrizes de políticas públicas por se tratar de medidas que visam o pleno desenvolvimento físico, mental, emocional, social, intelectual e espiritual dos indivíduos.

“As práticas de autocuidado estão intimamente ligadas aos processos de construção do autoconhecimento e são fundamentais para auxiliar os jovens a entender quem são e como interagir com a sociedade e os desafios da juventude”, afirma a psicóloga Mariana Souza, voluntária do ACCC e integrante da Comissão de Orientação em Psicologia e Juventude do Conselho Regional de Psicologia (CRPMG).

O Projeto ACCC introduz o que é autocuidado, buscando fazer com que os jovens e adolescentes reflitam sobre o seu dia a dia e suas ações diárias, com um enfoque em suas vivências no trabalho, em casa, na escola e com a comunidade, a fim de instrumentalizá-los para que se tornem protagonistas de suas próprias histórias. “No projeto, aprendi que autocuidado não é apenas ter higiene e praticar exercícios físicos, mas também um ato de amor próprio que parte de nós e contagia a todos que nos cercam”, observa Dayane Caetano, jovem aprendiz participante do projeto.

Jovens em oficina com a psicóloga Mariana Souza, voluntária do ACCC e integrante da Comissão de Orientação em Psicologia e Juventude do Conselho Regional de Psicologia (CRPMG).

One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *