SEJA VOCÊ TAMBÉM UMA COMPANHIA PARA AS PESSOAS NO SEU ENCONTRO COM O MUNDO DO TRABALHO

Slider

A ARTE DE CRIAR NOVOS CAMINHOS

Em comemoração aos dois anos do Descubra – Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais, alunos do Projeto criam animação para homenagear a iniciativa.

Criada a partir do depoimento de jovens egressos do trabalho infantil, do sistema socioeducativo e/ou em situação de acolhimento institucional, a animação visa reforçar a importância de políticas públicas, como o Programa Descubra!

O trabalho, realizado pelo CEDUC Virgilio Resi em parceria com o Instituto Ramacrisna e a Rede Cidadã, contou com a participação de 19 jovens integrantes do Programa Descubra, que atuaram ativamente em todas as etapas de produção e desenvolvimento da animação. Para dar voz a todos esses jovens e adolescentes, a produção traz como personagem principal o sentimento de pertencimento. Uma emoção que se materializa no desejo latente de nos enxergarmos como membros de uma coletividade, na qual podemos vivenciar, sentir e expressar nossos valores, medos e aspirações.

“Foi esse sentimento que o programa me deu. Só aqui no Descubra eu comecei a sentir que tinha valor, que eu era importante para as pessoas e que eu pertenço a algum lugar. Um lugar diferente da vida de medo, ódio e violência em que eu vivia”, conta o jovem Tailan Henrique.

Na história, Pertencimento, filho de uma mulher negra e periférica chamada Resistência, vem ao mundo como Necessidade. Exposto às desigualdades sociais, com o passar dos anos se torna Aliciamento. No entanto, por meio do acesso à formação profissionalizante e de sua inserção no mercado de trabalho, o personagem reconquista o protagonismo da sua vida e volta a ser Pertencimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *